“Bernardo Sayão e a Estrada Para Belém” aborda a história do último bandeirante brasileiro. E destaca seu sonho de construir uma estrada de Anápolis-GO até Belém do Pará, para unir o norte ao sul do Brasil, tirando a região centro-norte do país do seu isolamento secular. Escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para implantar e administrar a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) no início da década de 1940, como ponta de lança da “Marcha para Oeste”, Bernardo Sayão, o bandeirante moderno, decide abrir a estrada para Belém, sem autorização oficial. Se chamaria Transbrasiliana. Utilizando a estrutura de maquinário da Colônia Agrícola, e recorrendo a empréstimos bancários pessoais, Sayão constrói os primeiros 700 quilômetros, de um total de 2.200. O restante só seria construído alguns anos mais tarde, pelo governo do Presidente JK, mas sob o comando de Bernardo Sayão, um carioca nascido em 1901. “Bernardo Sayão e a Estrada Para Belém” foi produzido em 2021, com gravações nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, além de Belém, Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro.
-
1 - EPISÓDIODiscorre sobre a morte de Bernardo Sayão em 1959 e o impacto dela em Brasília e na região centro-norte do Brasil. Aborda ainda a juventude de Sayão no Rio de Janeiro.
-
2 - EPISÓDIODiscorre sobre a Marcha Para Oeste (1937-1945) quando Getúlio Vargas confia a Bernardo Sayão a implantação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), que posteriormente se transformou na cidade de Ceres-GO.
-
3 - EPISÓDIODiscorre sobre o sucesso da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (década de 1940), e a obsessão de Bernardo Sayão pela construção de uma rodovia que ligasse o norte ao sul do país, e que se chamaria Transbrasiliana. Aborda ainda a construção dos primeiros 700 quilômetros da rodovia Transbrasiliana, sem autorização oficial, e a traumática demissão de Sayão do comando da Colônia Agrícola.
-
4 - EPISÓDIODiscorre sobre Bernardo Sayão e a construção de Brasília, como braço direito do Presidente JK, que lhe confia a missão de comandar a conclusão da rodovia Transbrasiliana, que passa a se chamar Belém-Brasília. Aborda também a aventura da construção, cortando a floresta amazônica.
-
5 - EPISÓDIODiscorre sobre a rodovia Belém-Brasília em 2021. O progresso que ela trouxe, mas também alguns problemas, principalmente ambientais. Culpa de Bernardo Sayão e do Presidente JK?