Bipo
A bordo de um dirigível, Bipo Montezuma e sua trupe viajam o mundo levando a arte do circo, até que chegam em Literal do Oeste, uma cidade extremamente burocrática que não entende o conceito de arte, muito menos de aplausos.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Animação
REGIÃO:
Centro-Oeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
20
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
13
DIREÇÃO:
Cristiano Vieira
SOBRE A DIREÇÃO:
Cristiano Vieira atua desde 2002 como diretor de cena e produtor. Em 2007, fundou a produtora brasiliense Studio 10 Filmes e desde então tem se dedicado no desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais que levem para as telas do mundo narrativas que ampliam a visão sobre a vida e as relações humanas. Pela Studio 10 Filmes, foi o curador de duas edições do Pitching Stud10 e idealizou o projeto Anima Escola. Como diretor, produziu e dirigiu o documentário “Um Domingo de 53 Horas”, que estreou em 2017 no Festival de Brasília, “Eu Sinto Muito”, seu primeiro longa de ficção estreou nos cinemas em outubro de 2019, e em 2021 lançou o suspense A Cisterna. Seu último, o drama “Letícia”, lhe rendeu o prêmio de ‘melhor diretor’ e ‘melhor atriz’ para Sophia Abrahão, no Festival de Cinema de São Bernardo do Campo. Atualmente finaliza o longa Made In Favela, desenvolve a série de animação pré-escolar “Shaya e o Espelho” e prepara o lançamento da série de animação infantil “Bipo”, que terá estreia na TV Brasil em 2024.
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1 - O Circo ChegouUm cano furado, um tio distante e uma decisão impulsiva são a receita perfeita para que a trupe faça um pouso de emergência numa cidade burocrática, controlada por câmeras e que não conhece o significado da palavra "arte". sem combustível, Agora é apresentar o mais rápido possível pra sair logo dali.
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2 - A CidadeBipo precisa rapidamente encontrar uma solução. ele e zé saem explorando a cidade tentanto procurar uma resposta. na linha da fronteira, ratinho socorrem bipo, mas a consciência e a voz de salvador falam mais alto.
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3 - Dia de TreinamentoZé quer usar seu conhecimento da tecnologia gamer para melhorar o espetáculo, na tentativa de gerar interesse dos Literanos pelo circo. A trupe não lida muito bem com a ordem e os métodos de Literal do Oeste. Uma tentativa de ensaio que sai pela culatra traz à tona o que há de melhor (e pior) no circo.
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4 - Corte de GastosUm mar de multas inunda a caravana. A reserva de água é cortada pela cidade e Bipo decide que irá resolver todos os problemas sozinho, porém apenas o trabalho em equipe pode trazer a solução para as solicitações requeridas pela extremamente burocrática cidade de Literal.
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5 - Projeto LudovicoCansado de sua família bagunçada, Zé comenta com dora que queriater uma vida como a dela. dora o incentiva a passar pelo processo de inscrição para se tornar um cidadão de literal Do oeste. Ele só não imaginava o que o esperava.
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6 - EquilíbrioA trupe precisa pensar em formas de atrair os literanos para o espetáculo. Zé e Bipo tem ideias contrastantes do que irá chamar o público. A trupe divide esforços para ajudar. Num embate entre posts e panfletos devidamente catalogado por Dora, os dois percebem que muitas vezes as ideias se complementam.
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7 - Um Grande ShowA trupe está focada na preparação de um grande espetáculo que possa finalmente encher o tanque de combustível da caravana. Zé se sente distante da família e perdido dentro de suas funções no circo. Por isso, ele decide fugir de casa, mas a jornada de um jovem gamer imcompreendido é cheia de obstáculos em uma cidade como Literal.
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8 - Perda de TempoZé e Nick convencem Dora a fazer um perfil nas redes sociais. Dora, não intencionalmente, vira um sucesso na internet e se torna uma digital influencer, cheia de seguidores e recebidos. Zé tenta pegar carona no sucesso de Dora, mas logo aprende que seu público é outro.
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9 - Ninho VazioBárbara matricula Zé numa colônia de férias para palhaços. Zé precisa pensar num jeito de sobreviver às palhaçadas e acaba formando o Clube dos Normais na escola. Bárbara sente muita saudade de Zé e começa a viver uma síndrome de ninho vazio. Máximus e Johnny ajudam Bárbara a lidar com esse sentimento.
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10 - Grandes PoderesBipo tenta várias vezes executar uma magia, falhando miseravelmente e ficando a beira de um surto. Salvador decide ‘emprestar’ seus poderes a Bipo para comprovar que o poder em si não é o que o tornaria um bom mágico. Porém não demora muito para que Bipo deixe a força dos seus novos poderes subir à cabeça.
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11 - Cerimônia de PremiaçãoSalvador é convidado a receber um prêmio de Maior Mágico do Universo, a cerimônia será sediada na Caravana. Bipo fica com inveja do sucesso do pai e se sente esquecido pela trupe. No entanto, a visita inesperada e desagradável da Trupe do Hórus faz com que a trupe relembre o que é realmente importante.
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12 - The GameNick constrói uma casa-caravana virtual a partir apenas das descrições de Zé, dentro de um jogo, como presente. Tentando sair do jogo, Zé aperta um grande botão vermelho que inicia justamente os desafios mais difíceis. Para vencer os obstáculos e conseguir sair do jogo, Zé precisa aprender a ver a trupe e sua vida no circo de uma outra perspectiva.
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13 - Admiradora SecretaZé recebe um presente inesperado assinado por uma admiradora secreta chamada Lola. Ao entrar em contato com ela, Zé descobre que Lola o entende como ninguém nunca entendeu. A situação parece boa demais para ser verdade.
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14 - Emas, Trapaças e um Circo FlutuanteApós um espetáculo feito para turistas perdidos em Literal do Oeste, a caravana finalmente tem combustível para seguir viagem no dia seguinte. No entanto, pela manhã, a trupe acorda com um tanque vazio e a caravana presa num prédio literano. A trupe se pergunta quem teria sido o responsável e zé começa uma investigação.
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15 - Medo de PalhaçoA trupe não pode mais ignorar a falta de um palhaço no circo. Bipo entra em estado catatônico. Zé e Dora bolam um plano para utilizar uma máquina da Instrutora, para reprogramar a memória traumática de Bipo. Eles precisam descobrir e solucionar o evento na memória de Bipo antes que os robôs da Instrutora os encontrem.
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16 - Palhaço IdolRecém destraumatizado, Bipo decide promover um concurso para encontrar um palhaço que irá se juntar à trupe. No entanto, procurar um talento nessa cidade sem graça é mais difícil do que o esperado.
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17 - Ser ou Não SerBipo começa a explorar a possibilidade de ser um palhaço. A trupe o inscreve na escola de palhaços, mas a Instrutora tem outros planos para Bipo, que vive uma maratona de provas de resistência sob a instrução de um robô coach de palhaçaria.
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18 - A InstrutoraDe volta aos anos 80, quando a cidade se chamava Litoral do Oeste, acompanhamos a jornada de uma jovem cientista insatisfeita com a ineficácia da cidade. Ela trabalha na criação de um sistema que promete organizar e manter tudo sob controle.
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19 - O Retorno da MatriarcaA Matriarca volta para Literal do Oeste um tanto mudada. Cheia de personalidade e respeito pela arte circense, não demora muito para que a Instrutora se volte contra ela. Num plano megalomaníaco, a Instrutora decide acabar por vez com a ameaça da cidade, trupe e Matriarca inclusa.
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20 - Le Grand FinaleNuma luta cheia de ação e uma verdadeira demonstração de seus poderes circenses, a trupe tenta combater a Instrutora e mostrar a cidade a importância e o potencial da arte.