Centro Liberdade
rating-img
capa da obra SINOPSE

Centro Liberdade, um centro comunitário de um bairro humilde da periferia de Porto Alegre, está prestes a fechar. Os moradores do bairro serão obrigados a  ir a um centro semelhante, porém bem mais distante, para usufruir de serviços essenciais, como farmácia popular e creche para as crianças. Gabriela, jovem de origem humilde recém-formada em Serviços Social, é contratada de forma temporária para ajudar nessa transferência. Ricardo, burocrata responsável pelo gerenciamento de três centros da região, quer que Gabriela realize a mudança o mais rápido possível, sem traumas que possam afetar a sua imagem (ou a do prefeito). Contudo, ao se envolver com as pessoas da comunidade, Gabriela, idealista, toma a decisão de ir contra a orientação do chefe e iniciar um movimento para manter o Centro Liberdade no seu devido lugar. 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
16
GÊNERO:
Ficção
REGIÃO:
Sul
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
10
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Bruno Carvalho; Cleverton Borges e Livia Ruas
SOBRE A DIREÇÃO:
BRUNO CARVALHO: Criado no Partenon, zona leste de Porto Alegre, estudante de escola pública, Bruno Carvalho iniciou sua vida no audiovisual editando seriados da Casa de Cinema de Porto Alegre / RBS TV. Como diretor e roteirista, teve diversos curtas produzidos pela RBS TV, além de séries exibidas na TVE, Canal Brasil e CineBrasil TV. Atualmente trabalha no desenvolvimento do longa "O Filho do Médico", drama que retrata as causas do crime de Três Passos que vitimou o garoto Bernardo Boldrini. CLEVERTON BORGES: Egresso de escola pública, Cleverton Borges é formado em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde ingressou através do PROUNI, programa de políticas públicas. Atua na área audiovisual desde 2014, participando da produção de longas-metragens, séries e curtas-metragens, como técnico de som. Entre os filmes em que trabalhou, destacam-se "O Caso do Homem Errado", de Camila de Moraes, "A Tomada da Casa do Povo", de Alexandre Guilhão e "Possa Poder", de Victor de Marco e Márcio Piccoli. Cleverton ganhou destaque como diretor e roteirista através do videoclipe "Ashley Banks" da cantora Cristal, e hoje assina todos os vídeos da artista. Ele estreia em projetos de ficção como roteirista e diretor da série "Centro Liberdade" e está em processo de finalização do álbum visual "Epifania" da artista Cristal. Além disso, assina a direção do curta documental "Canção Imigrante" e está desenvolvendo seu segundo projeto de seriado, "Sinal Amarelo", do grupo de teatro "Pretagô". Cleverton Borges é gaúcho e reside em Porto Alegre. LIVIA RUAS: Após graduar-se em publicidade e propaganda na Lindenwood University, Lívia Ruas trabalhou por dois anos com marketing, em Nova York, quando decidiu seguir um sonho de fazer cinema e se mudou para São Francisco da Califórnia, onde fez seu mestrado em cinema, na Academy of Art University, com foco em roteiro e direção. Trabalhou com cineastas lendários, como Roger Corman e Diane Baker. Depois, em Los Angeles, trabalhou como assistente e aprovação de roteiros nas produtoras Benderspink e Zero Gravity. Após onze anos nos Estados Unidos, Lívia retorna ao Brasil, onde já trabalhou como roteirista na Casa de Cinema e na Walper Ruas Produções, ambas de Porto Alegre. Foi assistente de direção em longa-metragem e analista de filmes na Rede Globo. Fez sua estreia como diretora com o curta-metragem "Levítico 20:13 – A cura", que foi premiado em festivais internacionais. Em 2018, ganhou um edital de TVs Públicas para "Centro Liberdade", junto com o diretor Bruno Carvalho, pela produtora Prana Filmes. Escreveu e dirigiu quatro dos 10 episódios da temporada.
  • monitor icon
    1 - EPISÓDIO 01
    Gabriela, assistente social recém formada, inicia o seu estágio no centro comunitário da Vila Liberdade. Já no primeiro dia, ela se vê envolvida com o drama de uma mãe que perdeu a guarda do filho por não ter creche para deixar a criança enquanto trabalha.
  • monitor icon
    2 - EPISÓDIO 02
    O fechamento da creche do Centro Liberdade é um grande problema para os moradores da vila . Um problema que o diretor do local não parece disposto a resolver. Para fazer a creche funcionar novamente, Gabriela vai precisar de muitas autorizações e muito apoio da comunidade.
  • monitor icon
    3 - EPISÓDIO 03
    Para a polícia, o assassinato do antigo diretor do Centro Liberdade é um caso resolvido, já que há um assassino confesso. Porém, a confissão cheia de incoerências do homem deixa Gabriela com uma pulga atrás da orelha.
  • monitor icon
    4 - EPISÓDIO 04
    O antigo diretor do Centro Liberdade cobrava aluguel de terrenos invadidos. Gabriela suspeita que isso tem a ver com o desejo de algumas pessoas de fechar o local.
  • monitor icon
    5 - EPISÓDIO 05
    O Centro Liberdade será transferido e Ricardo está disposto a mostrar que o novo lugar é melhor do que o antigo. Porém, a assistente social Gabriela só acredita vendo.
  • monitor icon
    6 - EPISÓDIO 06
    Val é colocada no meio de uma briga familiar no Centro Liberdade: uma idosa moradora da vila está sendo despejada, já que seu filho vendeu o terreno da casa para uma construtora. Cabe a Val dar um jeito de desfazer o acordo.
  • monitor icon
    7 - EPISÓDIO 07
    Gabriela descobre que o homem preso por assassinar Jorge, na verdade, vendeu sua inocência. Convencer a esposa a assumir seu papel de álibi pode ser a chave para trazer a verdade à tona.
  • monitor icon
    8 - EPISÓDIO 08
    Um celular roubado pode ser a chave para desvendar tudo que está ocorrendo na Vila Liberdade. E esse celular está nas mãos de Polenta. Enquanto isso, Gabriela se vê obrigada a ajudar Rebeca, que luta contra a gravidez indesejada.
  • monitor icon
    9 - EPISÓDIO 09
    Enquanto prepara a denúncia contra Ricardo, Gabriela esconde Polenta na sua própria casa. Porém, o assassino de Jorge sabe que colocar as mãos no garoto é fundamental para sair impune de tudo isso.
  • monitor icon
    10 - EPISÓDIO 10
    Gabriela tem em mãos os documentos que provam que uma construtora tinha acordo com Ricardo para liberar o terreno do Centro Liberdade. Porém, para expor toda a verdade, primeiro ela precisa garantir a segurança de Polenta.