Na capital de um dos estados do Brasil com maior incidência de crimes relacionados à transfobia/homofobia/lesbofobia (Cuiabá, Mato Grosso), pessoas desobedecem às convenções relacionadas às expressões da sexualidade e de gênero, enfrentam preconceitos e aprendem cotidianamente a afirmar suas escolhas. Desobediência de gênero trata-se de obra seriada de documentários de cinco episódios com 26 minutos de duração cada. A série concentra-se no universo de experiências de personagens cuja expressão da sexualidade e da identidade de gênero varia em relação às normas binárias e heteronormativas que ainda conformam - e, por conseguinte, reduzem - as possibilidades de expressão de gênero dos indivíduos. As personagens da série performam sexualidades complexas e novos modos de pensar as questões de gênero.
- 
            1 - Episódio 01A série documentária “Desobediência de gênero” aborda o cotidiano e as redes de afetos de pessoas dissidentes de gênero. No episódio “Hend Simone”, conhecemos a personagem-título, mulher preta trans não-binárie. Hend Santana Souza e Silva Simone (in memoriam) é cantora, atriz, servidora pública na Rádio Assembleia Legislativa de Mato Grosso e ativista anti-gordofobia.
 - 
            2 - Episódio 02A série documentária “Desobediência de gênero” aborda o cotidiano e as redes de afetos de pessoas dissidentes de gênero. No episódio “Raphaely Luz”, conhecemos a personagem título, mulher transvestigênere formada em Serviço Social e pansexual. Raphaely é atriz, escritora e artivista trans desde início dos anos 2000, quando aderiu ao movimento anarcopunk.
 - 
            3 - Episódio 03A série documentária “Desobediência de gênero” aborda o cotidiano e as redes de afetos de pessoas dissidentes de gênero. No episódio “O Sol Ferreira”, conhecemos o personagem-título, jovem transmasculine não-binárie. O Sol Ferreira é artista matagrossense, performer e pintautor.
 - 
            4 - Episódio 04A série documentária “Desobediência de gênero” aborda o cotidiano e as redes de afetos de pessoas dissidentes de gênero. No episódio “Valentim Félix” conhecemos o personagem-título, homem trans negro e anarquista relacional. Valentim é ovolactovegetariano e funcionário público. Junto com outros homens trans de Cuiabá, criou e produz o podcast Escuta Trans, que tem o slogan “onde trans fala e cis escuta”.
 - 
            5 - Episódio 05A série documentária “Desobediência de gênero” aborda o cotidiano e as redes de afetos de pessoas dissidentes de gênero. No episódio “Victor Diogo”, conhecemos o personagem-título, jovem trans negro, participante do movimento hip hop em Mato Grosso. Victor é poeta, MC de batalha e trabalha com produção musical.