Gildo
rating-img
capa da obra SINOPSE

Gildo é um elefantinho com uma imaginação infinita! O resultado? Junto com seus melhores amigos Paulo e Socorro, ele vive cada pequena descoberta do dia-a-dia como se fosse a maior aventura do mundo! Baseado na aclamada série de livros infantis escritos por Silvana Rando, “Gildo” traduz para o audiovisual a maravilha que é descobrir o mundo quando somos crianças. O protagonista da série é um elefantinho com um coração gigante que ama vitrolas, livros e câmeras analógicas. Curioso e cheio de imaginação, Gildo tem dois melhores amigos: Paulo, um pássaro que não sabe voar e ama aprender palavras em outros idiomas; e Socorro, a baratinha que só fala “Blá-blá-blá” e é ótima em tudo o que faz. Quando estão juntos, os três estão sempre pensando maneiras para deixar as suas brincadeiras mais divertidas. Como fazer a melhor festa de aniversário do mundo inteiro? Dá pra criar a cor mais bonita que o universo já viu?! As respostas para as dúvidas da turminha são respondidas num dos lugares que Gildo mais ama no mundo… A Biblioteca!!! É lá, folheando um livro ou fazendo um novo amigo, que a turma encontra combustível para suas imaginações e transforma cada brincadeira numa aventura emocionante. Porque vamos combinar: é muito mais divertido procurar uma bola que caiu num buraco quando você se veste de explorador, não é? As histórias se passam todas no bairro de Gildo: a sua casa, a pracinha, a biblioteca, a escola são alguns dos cenários nos quais o elefantinho e seus amigos brincam, descobrem novos sentimentos e suas imaginações ganham asas. Afinal, quem nunca foi e voltou à lua em um foguete de papel quando era mais novo?! A inventividade e a criatividade infantil se traduzem na estética da série, que mistura diversas técnicas para criar uma rica tapeçaria visual. Animação em 2D, maquetes, stop-motion, imagens em live-action, teatro de marionetes, teatro de sombras, bonecos de palitinhos… “Gildo” mistura diversos meios e formatos, replicando a experiência de uma criança jogando todos os seus brinquedos no chão e brincando com tudo ao mesmo tempo. Dessa maneira, o visual dos episódios reflete uma coisa que a turminha inseparável nos ensina todo dia: o mundo é muito mais divertido quando não há limites para nossa imaginação e tudo é possível.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Animação
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
20
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
13
DIREÇÃO:
Cesar Cabral
SOBRE A DIREÇÃO:
Cesar Cabral: Formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes daUniversidade de São Paulo (ECA-USP) em 2002, onde se especializou emanimação.Realizou em 2008 o curta-metragemem animaçãostop motion“Dossiê Rê Bordosa”,que conquistou mais de 70 prêmios em festivaisnacionais e internacionais. Em 2010 dirigiu“Tempestade”, curta-metragem queparticipou de importantes festivais, como Annecy, Hiroshima, Havana e doSundance Film Festival. É diretor geral da série de animação“Angeli TheKiller”, cuja primeira temporadafoi exibidaem 2017 pelo Cana Brasil e asegunda estreouem2021 no mesmo canal.“Bob Cuspe–Nós Não Gostamosde Gente” (90’)é o seu primeiro longa-metragem. O filme estreou no Festivalde Annecy 2021 e recebeu o prêmio de Melhor Filme na categoriaContrechamp e Melhor Filme no Festival internacional de Ottawa 2021.Atualmente está em pré-produção do longa animado, “Um PinguimTupiniquim”, adaptação da obra de Índigo Ayer e da série Bill Plympton e GuardDog no Brasil.
  • monitor icon
    1 - VIAGEM AO ESPAÇO
    Gildo, Paulo e Socorro querem construir um foguete para apresentar na feira de ciências da escola e quando os três decidem ir à biblioteca a aventura começa.
  • monitor icon
    2 - O BURACO NO BARRANCO
    A turminha está jogando vôlei na praça, mas a bola vai parar em um buraco que parece ser uma caverna de dragão. Socorro toma coragem para entrar na caverna e acaba descobrindo que a corujinha Vanessa também está explorando o local.
  • monitor icon
    3 - DOBRADURA
    Takeda, o Besouro Japonês, fica chateado porque perdeu a carta e o origami que recebeu do primo que mora no Japão, mas a turminha aprende a fazer novos origamis e prepara um piquenique surpresa para alegrar o amigo.
  • monitor icon
    4 - O GRANDE SHOW DOS PEQUENOS MÁGICOS
    Um novo aluno chega na escola, Thomas, o Coelho Mágico. Gildo fica enciumado porque não sabe fazer mágicas e numa tentativa de aprender um truque junto com Paulo, acaba fazendo a Socorro desaparecer.
  • monitor icon
    5 - O REBOLADO DAS CORES
    Gildo, Paulo e Socorro se inspiram no artista Polvock e começam a brincar de pintar e fazer misturas de tintas. Os três pintam o bairro todo com suas tintas super coloridas, mas Senhora Borges, a Pata da Patagônia, não gosta de ver sua casinha transformada.
  • monitor icon
    6 - A MELHOR FESTA DE TODAS
    Gildo quase esqueceu que é aniversário da sua amiga Verinha e decide fazer uma festa surpresa. Paulo e Socorro ficam com a tarefa de fazer o bolo, mas acabam misturando as receitas e fazem um bolo de pimenta mexicana!
  • monitor icon
    7 - FAZENDO CINEMA
    Gildo, Paulo e Socorro querem ver um filme e percebem que não tem nenhum cinema na cidade. Então decidem falar com a Dona Fátima, que diz para eles que tem filmes e um projetor de cinema. Agora só falta a pipoca.
  • monitor icon
    8 - OS JOGOS DE GILDO
    Gildo fica cansado só de ver Paulo e Socorro discutindo sobre quem ganhou no jogo de amarelinha. Para acalmar os ânimos ele propõe para a turma uma competição esportiva.
  • monitor icon
    9 - O CLUBE DO TERROR
    Gildo, Paulo, Socorro e Vanessa estão brincando quando a energia elétrica do bairro acaba. Apesar do medo do escuro, a turminha passa o tempo contando histórias de terror até que a energia volte a funcionar.
  • monitor icon
    10 - VACA AMARELA
    É tanta gente conversando que Gildo não consegue se concentrar na sua leitura! Dona Fátima sugere uma brincadeira: vaca amarela; onde todos devem ficam em silêncio e o primeiro que falar é o perdedor. Quem será que vai falar primeiro?
  • monitor icon
    11 - LIMPINHOS E CHEIROSOS
    Socorro é a mais limpinha do bairro, ao ver que Gildo e Paulo estão bem sujinhos ela decide ajudar os amigos com a higiene pessoal, mas quando Gildo e Paulo ficam brilhando de tão limpinhos, surge a possibilidade de brincarem na lama.
  • monitor icon
    12 - DIGA XIS
    O Natal está chegando. Gildo, Paulo e Socorro decidem registrar esse momento, mas descobrem que a câmera instantânea do elefantinho está quebrada. Será que um milagre de Natal pode ajudar?
  • monitor icon
    13 - ROQUEIROS
    Gildo e seus amigos encontram instrumento musicais. A turminha decide formar uma banda e anunciam um show, mas se esqueceram de que não sabem tocar nenhuma nota.
  • monitor icon
    14 - PERDIDOS NA BIBLIOTECA
    Gildo está de repouso porque quebrou o pé. Para animar o amigo, Socorro e Paulo decidem ir à biblioteca para encontrar um livro para Gildo. A aventura começa quando Socorro desaparece em meio a tantos livros.
  • monitor icon
    15 - O MAPA DO TESOURO
    Gildo, Socorro, Paulo e Verinha ficam presos na escola por causa da chuva e acabam encontrando um mapa do tesouro. Os amigos seguem passo a passo o mapa e acabam descobrindo um tesouro precioso.
  • monitor icon
    16 - VOANDO COM AS PRÓPRIAS PENAS
    Gildo, Paulo e Socorro estão tentando construir uma pipa caixote para que Paulo possa voar, mas ela não funciona. Seu Taumaturgo, o vendedor de balões, acaba inspirando Gildo.
  • monitor icon
    17 - O CÍRCULO DE FILOS
    Professora Inêz explica o que é uma estátua e pede como lição de casa que façam uma escultura. Gildo quer fazer uma escultura em trio, mas Paulo e Socorro querem fazer individualmente, gerando assim uma disputa entre os dois.
  • monitor icon
    18 - PERDIDOS NA MOCHILA
    Takeda vive perdendo e esquecendo suas coisas, então a turminha decide ajudá-lo a não perder mais nada. Gildo sugere que ele tem que usar sua super força natural de besouro e começar a carregar sua casa numa mochila para não esquecer nada.
  • monitor icon
    19 - DIA DOS AMIGOS
    É dia dos amigos e o Gildo não encontra ninguém para brincar com ele, então decide ir para a biblioteca. Ao chegar lá, Dona Fátima não deixa que ele volte pra casa, passando várias tarefas. Quando Gildo finalmente chega em casa, descobre a razão pela qual Paulo e Socorro estavam sumidos: os dois estavam preparando uma festa surpresa!
  • monitor icon
    20 - O ÁLBUM DE FOTOS
    Gildo, Paulo e Socorro estão entediados e sem saber o que fazer, então resgatam um álbum de fotos e relembram várias aventuras que já viveram juntos e que devem começar um novo álbum.