Quero Ser Veg
rating-img
capa da obra SINOPSE

Desmistifique o veganismo com Mayana Neiva em 'Quero Ser Veg', uma série divertida, repleta de informação e sabor.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sul
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Cíntia Domit Bittar
SOBRE A DIREÇÃO:
A cineasta Cíntia Domit Bittar é sócia na Novelo Filmes, produtora independente liderada por mulheres com sede em Florianópolis, onde vive. Sua carreira tem grandes destaques no curta-metragem, com presença constante em grandes festivais e canais de TV. Seu primeiro, em 2011 (Qual Queijo Você Quer?), venceu o Festival do Rio; seu mais recente, em 2021 (Baile), venceu o 60o FICCI e foi qualificado ao Oscar, entre outros prêmios. Como diretora em formatos longos, dirigiu o telefilme “Círculos” (History Channel, 2016) e os longas-metragens “Virtuosas” (ficção) e “Gugie” (doc), ambos atualmente em pós-produção. Criou e dirigiu a série documental “Quero Ser Veg”, com estreia marcada para Janeiro na TV Brasil / EBC. Tem como próximos projetos o longa documental “A Grande Dívida” (contemplado no edital de Coprodução Internacional do FSA / Ancine 2024, entre outros); e os longas de ficção “Casarão” e “Recanto". Ainda em 2025, dirigirá o telefilme “Um Dia Extraordinário", em coprodução entre a TV Globo e Novelo Filmes. Titular no Conselho Superior do Cinema - MinC (2023-2025), VP no Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de SC. Compôs chapa fundadora da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, onde esteve diretora de 2019 a 2024. Integra o instituto + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro.
  • monitor icon
    1 - É DIFÍCIL
    Dizem que praticar o veganismo é difícil, mas Mayana Neiva mostra que é fácil quebrar esse mito. Chef Dani Lima ensina receitas descomplicadas e também participam do episódio a nutricionista Amanda Lisboa, a empresária Camylla J. Vitorio Librizzi, a estudante de cinema Victória do Santos e o restaurante Desvio Veg.
  • monitor icon
    2 - É GOSTOSO
    Comida vegana pode ser deliciosa assim como qualquer outra comida. E Mayana Neiva vai provar. Chef Dani Lima ensina receitas deliciosas e também participam do episódio a professora e antropóloga Dra. Carmen Rial, Prince Oliveira, que trabalha com alimentação ancestral, o empresário Alex Fernandes e a confeitaria Crux.
  • monitor icon
    3 - É CARO
    Comida vegana é cara? Mayana Neiva aborda esse famoso mito, porém sem economizar no sabor, praticidade e nutrientes. Chef Dani Lima ensina receitas acessíveis e também participam do episódio a estudante de ciências sociais Mayne Goes, o militante do veganismo popular Leonardo Luvizetto, a empresária Íres Oliveira e o restaurante Mandarina.
  • monitor icon
    4 - É NUTRITIVO
    “E as proteínas?” é talvez a pergunta mais repetida sobre alimentação vegana. Com o bom humor de Mayana Neiva, este episódio vem nutrir o público de informação. Chef Dani Lima ensina receitas super nutritivas e também participam do episódio a paratleta Susana Silva, a nutricionista Júlia Pitsch, a esportista Andréa Neves e o restaurante Espaço Nutrir.
  • monitor icon
    5 - É MODINHA
    O veganismo é uma modinha passageira? Com seu estilo irreverente, Mayana Neiva explora mais esse mito sobre a alimentação vegetal, encarando-a não como moda, mas como atitude. Chef Dani Lima ensina receitas conscientes e também participam do episódio o diretor de fotografia Marx Vamerlatti, o Deputado Estadual e engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, Marly Winckler, Presidente Fundadora da União Vegetariana Brasileira, a autônoma Adriana Maura da Silva e o restaurante Origem.