Re-Volta Porque Toda Terra é Nossa
A série "Re-volta porque toda a terra é nossa" é uma série de 5 episódios que acompanha imigrantes brasileiros e sua luta contra o racismo e a xenofobia nas cidades portuguesas de Lisboa, Coimbra e Porto. A partir de depoimentos e performances artísticas, os corpos dos imigrantes tecem novos embates urbanos enquanto redescobrem espaços e memórias apagados pela colonização.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
12
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Norte
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Priscilla Regis Brasil
SOBRE A DIREÇÃO:
Priscilla Brasil nasceu em Belém, Pará. Dirigiu vários documentários na Amazônia brasileira, como "As Filhas da Chiquita", "Chega de História sem Nós", "Projeto Strip Mall", "Serra Pelada - A Esperança não é um Sonho", "Terra dos Pretos", "No Vazio do Ar", "Amazônia Ocupada", "Paysandu", "Brega S/A" (produtora executiva), videoclipes como "Xirley" (Gaby Amarantos) e DVDs como "Gaby - Live in Jurunas", em parceria com Vincent Moon. É produtora musical premiada internacionalmente por trabalhos como o álbum "Treme", que lançou Gaby Amarantos, com duas indicações ao Grammy Latino. Atualmente, é doutoranda em Sociologia (Pós-Colonialismos e Cidadania Global) na Universidade de Coimbra, Portugal, onde realiza pesquisas sobre imperialismo, eugenia e desenvolvimento. É produtora executiva da Amazonian Film Company e coordenadora da Escola Livre de Cinema da Amazônia, uma iniciativa que oferece treinamento audiovisual gratuito para comunidades universitárias e estudantes de redes públicas da Amazônia.
Fim do Prazo de Licenciamento:
05/12/2027
EPISÓDIOS
solicite acesso para baixar os episódios
-
1 - EPISÓDIOLisboa. Acompanhamos Pedro, um babalorixá que dedica a vida a orientar as pessoas contra o racismo estrutural. Na linha de Cascais, encontramos Márcia e Andreia, mulheres imigrantes que, cansadas dos valores absurdos dos aluguéis, resolveram morar em um camping público, em uma das áreas mais nobres do país.
-
2 - EPISÓDIOLisboa. Glau, uma ceramista brasileira que nos fala sobre a dificuldade da estigmatização e sexualização da mulher brasileira no exterior. Pedro, proveniente de Belém do Pará, busca uma regularização documental que nunca vem. Ana Paula, presidente da Casa do Brasil em Lisboa, nos fala sobre as mudanças legislativas e a dificuldade dos portugueses em enfrentar diretamente o racismo. Luan realiza uma performance impactante em frente ao monumento dedicado ao Padre Antonio Vieira.
-
3 - EPISÓDIOCoimbra. Acompanhamos a vida de Péricles, motorista de uber que tem como sonho ver a filha na prestigiosa Universidade de Coimbra; Vitor, imigrante nortista que se ressente das pessoas que evitam sentar ao seu lado nos transportes públicos e Mel, jovem que sofre preconceito e violência ao cantar nas ruas de Coimbra.
-
4 - EPISÓDIOPorto. Encontramos Mina, mulher trans que nos revela ter encontrado um amor e respeito no além-mar e Aline, mulher brasileira exausta por sucessivos atos de violência racial.
-
5 - EPISÓDIOPorto. Encontramos Dori Nigro, artista visual, impedido de exibir um trabalho anticolonial em um espaço na cidade e Rita, pesquisadora doutorada, que realiza uma visita crítica a um museu em Coimbra.