BOLA PRA FRENTE
rating-img
capa da obra SINOPSE

O Clube Atlético do Triângulo (CAT) está de volta a uma final histórica do Campeonato Mineiro de Futebol depois de mais de 45 anos, reacendendo antigas rivalidades e novas esperanças. A cada episódio, uma história independente revela personagens inusitados e situações cômicas e emocionantes, onde o futebol é o grande pano de fundo. Das glórias e rivalidades do passado às tensões e esperanças do presente, a série explora memórias, amores, fracassos e redescobertas. Entre dramas familiares, confrontos pessoais e paixões acesas por um esporte que une e separa, Bola pra Frente traz um mosaico das emoções que o futebol desperta e do impacto que causa na vida dos torcedores do CAT, o alviverde mais amado do errado.
A série faz parte do Prodav TVs Públicas e foi criada por Daniel Esteves, Gabriel Gallindo e Rodrigo Febronio. É uma coprodução O Sopro do Tempo e Abaquar Produções, com direção de Carlos Segundo, Ludmila Naves e Rodrigo Febronio.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
12
GÊNERO:
Ficção
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
10
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Carlos Segundo
SOBRE A DIREÇÃO:
Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Pardino d'oro no 75º Festival de Locarno, Melhor curta de fição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Shortlist no César Francês (Big Bang - 2022). Shortlist no Oscar e Indicado à Palma de Ouro no 74º Festival de Cannes (Sideral - 2021). Carlos Segundo é diretor, professor, fotógrafo, roteirista e montador. Realizou mais de 15 obras de ficção e documentário que ao todo circularam em mais de 400 festivais nacionais e internacionais. Atualmente está em finalização de seu segundo longa-metragem de ficção: Leite em Pó, e em desenvolvimento de dois longas-metragens, Papiloscopista e Erosão. Segundo também é docente do curso de Audiovisual no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós Doutor em Cinema (IRCAV - Sorbonne Nouvelle - Paris III), Doutor em Cinema (Multimeios - Unicamp-SP) e Mestre em Psicanálise (Instituto de Psciologia - UFU-MG).
Fim do Prazo de Licenciamento:
24/09/2026
  • monitor icon
    1 - GOL DE PEIXINHO
    “Gol de Peixinho” conta a história de uma velha amizade disfuncional no seu momento mais difícil. Adamastor e Soares, ambos sessentões e sócios, são parceiros de longa data, desde quando jogavam no CAT, o Clube Atlético do Triângulo. No único título da história do clube, Soares bateu um escanteio de trivela para Adamastor mergulhar de cabeça e entrar para a história com um gol que lhe rendeu um apelido que o acompanha até hoje: Adamastor Peixinho. O problema é que o imortal “gol de Peixinho” guarda um segredo demolidor prestes a vir à tona, justo no momento em que os negócios de Adamastor e Soares vão de mal a pior.
  • monitor icon
    2 - TORCEDOR TORCE
    O segundo episódio traz um atrapalhado confronto entre torcedores dos grandes rivais CAT e GEC, o clássico do Triângulo Mineiro. Estênio tem um ingresso para a final e precisa chegar ao estádio à tempo com sua kombi, que leva um carregamento de rojões para a grande final. Ao seu lado está Valdir Trabalho, lendário técnico do CAT e péssimo conselheiro. Ao se confrontarem com um perigoso torcedor rival num posto de gasolina, Estênio e Valdir preferem xingar o rival do que abastecer a kombi. Isso pode acabar levando Estênio para o caminho errado, custando o emprego, o manto sagrado e a chance de ver o CAT na final.
  • monitor icon
    3 - JULIETA CHUTA O BALDE
    O episódio “JULIETA CHUTA O BALDE” conta a história de Julieta, uma jovem jornalista apaixonada por futebol e pelo CAT, que é parte do tradicional programa Hora da Pelota. Ela exerce múltiplas funções e parte vital do programa, mas nunca é valorizada. Essa frustração se intensifica quando ela percebe que suas ideias e análises são ignoradas ou usadas sem créditos pelos apresentadores Cazé e Tonico. Julieta não quer repetir a sina de sua avó Mara, a criadora do mascote do CAT, que teve sua autoria roubada pelo multiempresário Betinho Canhoto. Decidida a fazer algo para mudar a própria história, Julieta vai precisar chutar o balde para conquistar o seu merecido espaço.
  • monitor icon
    4 - CÁ COM MEUS BOTÕES
    Betão leva uma vida reclusa regada a partidas solitárias de futebol de botão e lembranças do passado do CAT. Sua rotina, no entanto, é abalada pela chegada inesperada de seu sobrinho Ruan, um jovem promissor e marrento que busca uma vaga no time sub-17 do CAT. Enquanto Betão luta contra sua própria ansiedade e isolamento, ele se vê desafiado por Ruan, cuja energia e entusiasmo colocam à prova o mundo fechado de Betão. No entanto, os segredos e batalhas internas de cada um vão se colidir e colocar a relação e o futuro de ambos contra a parede.
  • monitor icon
    5 - MAL PASSADO
    Félix vive à sombra de um comercial televisivo que protagonizou na infância e que o tornou localmente famoso como o "Garoto Peixinho". Agora, com 30 anos, ele trabalha como um pacato vendedor de espetinhos na porta do C.T. do CAT. Sua chama é acesa quando Valentina, um antigo amor da infância ressurge como uma influente jornalista que veio cobrir a final do CAT. À medida que o relacionamento mal resolvido entre os dois reaquece, Félix se torna informante de Valentina dentro do CAT e se vê confrontado com suas escolhas de vida, seu futuro amoroso e uma proposta de negócios do ambicioso Faria Junior.
  • monitor icon
    6 - AS DEFESAS DE RITA
    Esta é uma história sobre a reconstrução de laços numa família. A adolescente Rita cresceu respirando futebol, motivada pelo pai, o árbitro de futebol profissional Roberto. Seu sonho de ser a goleira titular do time da escola foi abalado quando o pai se envolveu em um esquema de compra de resultados de jogos e foi preso. “Rouberto” vira motivo de piada na cidade e de vergonha para Rita, que se fechou para o mundo. Sem time, sem amor, sem rumo. Agora, Rita terá a relação com o pai colocada à prova em uma decisiva partida de futebol. Ela precisa reencontrar a confiança e superar seus medos para ajudar o time da escola a alcançar a vitória.
  • monitor icon
    7 - O CAPITÃO MANDOU (falta a partir daqui)
    Marcão é ídolo e capitão do CAT, que finalmente voltou a uma decisão de campeonato estadual. Nos dias que antecedem a partida decisiva, ele recebe uma difícil missão do Técnico Campelo: manter o craque do time Gabi Douglas concentrado na final e longe das redes sociais, onde é uma importante voz da comunidade LGBT. Marcão se orgulha da autoridade e do respeito que conquistou entre os jogadores, mas Gabi Douglas o desestabiliza com seu deboche e ousadia. Às vésperas da grande final, o relutante Marcão terá sua autoridade e certezas chacoalhadas pelo camisa 10 do CAT.
  • monitor icon
    8 - AS MUITAS MORTES DA FAMÍLIA TRABALHO
    Cris prepara-se para assistir a grande final do Alviverde com o Tio Ademir, irmão gêmeo do seu pai recém-falecido. Através do tio, Cris, descobre que o pai alterou uma receita tradicional de família, criada pelo avô para dar sorte ao Alviverde. Seria o pai culpado pelas derrotas do clube nas últimas décadas? O jogo começa e Cris se engasga com um dos tradicionais bolinhos da família, entrando num estado de “quase-morte”. Acorda no além, uma espécie de purgatório com diversos elementos futebolísticos, e é informado que sua morte está sendo checada pelo VAR. Há algo entalado na garganta de Cris e o encontro com seu pai e avô vão definir os rumos da vida dessa fiel torcedora.
  • monitor icon
    9 - OS IMPEDIDOS
    É intervalo de jogo na grande final. O CAT precisa de um milagre para ser campeão. As tensões no time alviverde estão à flor da pele, com o técnico Campelo tomando decisões controversas e o elenco, liderado por Gabi Douglas e Marcão, à beira do colapso. Fora de campo, Karla, uma líder de torcida atrevida, Madaleno, um segurança apaixonado pelo CAT, e o jovem aspirante a jogador Ruan acabam envolvidos numa atrapalhada tentativa de salvar o time e terão que enfrentar o temido juíz Dalton Moura, torcedor fanático do rival GEC, que vai tentar impedi-los de ver a grande final.
  • monitor icon
    10 - O QUE ACONTECEU COM O ALVIVERDE MAIS AMADO DO CERRADO
    O episódio final da primeira temporada acontece quatro anos após a histórica final do CAT. Vamos aos poucos entendendo que tudo mudou na história do alviverde. O eterno capitão Marcão agora é presidente do time e topou o projeto de um conglomerado representado pelo ganancioso Faria Junior, que prometeu tornar o clube uma potência esportiva, mas isso pode significar o total apagamento da memória dessa equipe. A torcida se revolta com o eterno ídolo e uma inesperada tragédia entorna de vez o caldo alviverde. A história conta com depoimentos de especialistas e torcedores que comentam e especulam os rumos do CAT e nos ajudam a entender o que aconteceu com o alviverde mais amado do cerrado neste último episódio de Bola pra Frente.