Canal da Quebrada
Canal da Quebrada é uma série de 10 episódios feita por duas jovens que nutrem o
sonho de serem influenciadoras digitais sem se desprender de seus locais de origem. Ao
longo dos episódios, conhecemos a trajetória de vida das duas e a busca da dupla para
encontrar quem já domina a cena em suas áreas de atuação. Vindos na sua maioria do
mesmo lugar que elas, a periferia das grandes cidades brasileiras, os entrevistados são
modelos não só para as nossas apresentadoras, mas para uma geração inteira e, não à
toa, hoje estão colhendo os frutos de uma vida dedicada a fazer da favela o centro do
mundo.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
10
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Pedro Fernandes Saad e Raphael Scire
SOBRE A DIREÇÃO:
Raphael Scire - Diretor Raphael Scire é jornalista, autor da biografia Crimes no horário nobre – um passeio pela obra de Silvio de Abreu e da comédia romântica Eu me apaixonei pela pessoa errada, entre outros livros de ficção. Participou da equipe de roteiro do programa Tudo pela Audiência (Multishow). Em 2016, foi colaborador de roteiro no documentário Lutando Para Vencer (Canal Combate e Rede Globo). Em 2017, assinou o roteiro e a pesquisa do primeiro documentário Brasileiro Original Neƞlix Laerte-se, função que também ocupou no longa Haenyeo - A Força do Mar (NatGeo e TV Cultura). Ainda em 2018, participou da equipe de roteiro da quarta temporada do reality show The Taste Brasil (GNT). Dirigiu e roteirizou a série documental “Canal da Quebrada”, com estreia na TV Brasil em 2023. Pedro Saad – Diretor geral Com grande experiência na área cultural, Pedro Saad coordenou mais de 100 projetos no âmbito nacional e internacional, tendo sido o editor chefe de importantes obras como o livro sobre os "70 anos da UNESCO" que foi distribuído para 193 líderes mundiais signatários da ONU, e os livros “Patrimônio Mundial do Continente Africano” e “Patrimônio da Humanidade no Brasil”. Advogado, pós-graduado no Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) pela FGV/SP, mestre e doutor em administração de empresas pela PUC-SP. Professor do curso de pós-graduação em Gestão Cultural da PUC-SP, professor convidado da FGV e ESPM. Além disso, Pedro Saad é Lider com ImPacto do ODS 17 pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU e é diretor fundador da Editora Brasileira, Produtora Brasileira e World Observatory.
-
1 - Episódio 01Martina e Jana desbravam o mundo dos ativistas em diversas esferas: o ativismo na internet, nas comunidades e na esfera institucional. Neste episódio, as duas conversam com Ronaldo Lemos, Pamela Carvalho e Monica Benício.
-
2 - Episódio 02A preocupação ambiental é um tema cada vez mais discutido na quebrada e passa por assuntos como crise climática, alimentação e o papel dos povos originários do Brasil. Martina e Jana conversam com Amanda Costa, Ellen Monielle e Tukumã Pataxó.
-
3 - Episódio 03Onde muitos veem carência, outros enxergam potência. A economia nas favelas faz o dinheiro girar de forma responsável e muitas vezes criativa. Neste episódio, Jana e Martina conversam com empreendedores que fizeram de um limão, uma verdadeira plantação. Participam Thiago Vinícius, Monique Evelle e Vy Bronze.
-
4 - Episódio 04O que é ser LGBT+ em uma comunidade? Quais os percalços que essa população passa para se assumir? Jana e Martina conversam com o pessoal do Quebrada Queer, primeiro grupo de rap LGBT+ do Brasil, com as meninas do Maternidade Sapatão e com o jovem.
-
5 - Episódio 05Eles saíram das periferias do Brasil e ganharam o mundo, mostrando que talento não tem fronteiras. Jana e Martina conversam com a fotógrafa Angélica Dass, com a biomédica Jaqueline Góes de Jesus e com o renomado chef de cozinha João Diamante.
-
6 - Episódio 06A arte urbana traz um colorido todo especial para a quebrada e Jana e Martina conhecem artistas que derrubaram as barreiras e ganharam o cenário nacional com seus talentos e criatividade. Participam deste episódio Enivo, Aline Bispo e Nenê da Quebradinha.
-
7 - Episódio 07O funk nasceu nas favelas cariocas, explodiu e ganhou o mundo. Hoje, sua batida serve de influência para outros ritmos, como o trap. Jana e Martina conhecem Renata Prado, que ensina jovens e crianças a dançar funk e a importância do ritmo para a identidade cultural, além dos jovens TZ da Coronel e o grupo Abronca. Para finalizar, conhecem uma verdadeira lenda do funk carioca, a pioneira Deize Tigrona.
-
8 - Episódio 08Palavras têm o poder de mudar o mundo e realizar sonhos. Foi através delas que osconvidados deste episódio construíram suas carreiras e hoje brilham no cenário nacional. Jana e Martina conversam com as poetas Luz Ribeiro e Roberta Estrela D'Alva e com o dramaturgo Rodrigo França.
-
9 - Episódio 09A moda na quebrada tem personalidade e estilo próprio. Neste episódio, Jana e Martina conhecem a estilista Naya Violeta, primeira mulher do Centro Oeste a desfilar na SPFW, o multiartista Edgard e Josyas, o barbeiro de ninguém mais ninguém menos que Mano Brown, referência de estilo para meninos da quebrada.
-
10 - Episódio 10Ninguém constrói nada sozinho e na quebrada o senso de comunidade é potencializado. Neste episódio, as jovens conhecem grupos como o Ballet Paraisópolis e a Orquestra Sinfônica de Paraisópolis, em São Paulo, e o Tênis na Lagoa e o Nós do Morro, no Rio, e descobrem como esses projetos mudam a vida de crianças e jovens através da arte e do esporte.