Dias de Luta
rating-img
capa da obra SINOPSE

Datas comemorativas existem para que possamos lembrar. Batalhas, guerras, leis, aniversários, lutas. Na primeira temporada de Dias de Luta, mergulhamos em cinco datas que moldaram a história do Brasil. Da assinatura da Lei Áurea ao Dia do Samba, esta série documental explora dias significativos para a população negra brasileira, refletindo sobre o impacto no contexto pós- pandemia de COVID-19. Quantos mais dias de luta precisaremos no futuro?

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
12
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Centro-Oeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Gabriel Newton
SOBRE A DIREÇÃO:
Gabriel Newton, com sua formação em Comunicação Social com Habilitação em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás, turma de 2014, tem se destacado no cenário audiovisual nacional. Com uma carreira robusta, Gabriel dirigiu e roteirizou projetos notáveis, incluindo duas séries aprovadas no renomado Edital de TV’s Públicas de 2018. "Sal a Gosto", uma série de ficção de dez episódios de 26 minutos, em pós-produção, e "Dias de Luta", uma série documental de cinco episódios, também de 26 minutos. Foi roteirista na série de animação "Missão 347", produzida pela Caolha Filmes em 2023,. Contribuindo também como roteirista e co-diretor nos documentários "Episódios Lixo ao Luxo e Bonecas Abayomis" para a série "Faça Você Mesmo" do Canal Futura. Trabalhou no roteiro da série de ficção "Fim de Ano", ainda em desenvolvimento pela Panaceia Filmes, e colaborou no roteiro do longa- metragem "O Último Círculo", de Robney Bruno, pelo Núcleo Criativo da produtora Flô Projetos, além de integrar como roteirista a série Exterminadora, de Jarleo Barbosa, pela Panaceia Filmes. No cenário educacional, Gabriel coordenou o 'FormaLab', um curso de formação profissional aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, realizado em Janeiro/Fevereiro de 2019. Coordenou a Primeira Mostra Permanente de Curtas entre Agosto de 2018 e Outubro de 2019. Em sua trajetória como cineasta, dirigiu e roteirizou o curta-metragem "Olfrygt ou o medo de acabar a cerveja", “Cavaleiros da Vergonha”, “Um Garoto Chamado Suzy”, “Me Balance Suavamente, Me Balance Agora”, “Horizontes”. Todos os projetos aprovados em diversas leis de incentivo municipais, estaduais e federais.
  • monitor icon
    1 - 13 de Maio / 20 de Novembro “Lei Áurea Dia Nacional da Consciência Negra”
    No primeiro episódio da série, exploramos o estado do racismo no Brasil, contrapondo o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Discutimos como a percepção distorcida da história pode ser revisitada para promover uma comemoração mais alinhada com os valores da população negra brasileira. As entrevistadas Nutyelly Cena, Érika Hilton e Keilla Vila Flor oferecem perspectivas valiosas sobre o tema.
  • monitor icon
    2 - 28 de Setembro “Dia da Lei do Ventre Livre”
    Neste episódio, mergulhamos no Dia do Ventre Livre para debater a representação do corpo da mulher negra na sociedade contemporânea. Conversamos com Érika Hilton, Keilla Vila Flor, Nutyelly Cena, Rosana Silva e Camila Nunes, cada uma compartilhando suas experiências e perspectivas como mulheres negras no Brasil atual.
  • monitor icon
    3 - 21 de Janeiro “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”
    No terceiro episódio, abordamos o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, destacando como essa intolerância afeta predominantemente as religiões de matriz africana. O Babalawo Ivanir dos Santos nos conduz a uma compreensão profunda sobre o tema e as especificidades da intolerância religiosa no Brasil.
  • monitor icon
    4 - 02 de Dezembro “Dia do Samba”
    Neste episódio, entrevistamos a diretora de novelas Larissa Fernandes, o cineasta André Novais de Oliveira e o produtor cultural Raphael Gustavo. A partir da celebração do Dia do Samba, discutimos as diversas expressões culturais e artísticas da população negra brasileira que transcendem o convencional, ocupando espaços onde tradicionalmente não se espera a presença negra.
  • monitor icon
    5 - 04 de Setembro “Lei Eusébio de Queirós”
    No quinto e último episódio da série, refletimos sobre o futuro: o que nos aguarda e como a população negra brasileira tem enfrentado e enfrentá os desafios que se apresentam. Discutimos as estratégias de resistência e sobrevivência diante das adversidades contemporâneas.