Game Dev Brasil é uma série documental que traça um panorama dos desenvolvedores de jogos de todas as regiões do Brasil, desde as empresas que movimentam milhões e contam com parcerias internacionais, até desenvolvedores que fazem tudo sozinhos em seus computadores pessoais com o desejo de um dia transformarem aquilo em sua fonte de renda principal. São 10 episódios de 26 minutos mostrando as principais facetas desta indústria que também se mistura com arte e está na vanguarda da interatividade audiovisual. A série é guiada por depoimentos dos desenvolvedores de jogos, além do uso de animações e gameplays (cenas e imagens dos jogos em questão) e a presença de uma narradora muito bem-humorada que ajuda a quebrar preconceitos, guiar perguntas pertinentes e tirar todo o tecnicismo do assunto, ficando apenas o lado humano, divertido e fascinante dos bastidores do desenvolvimento de jogos.
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1 - Sobre Disquetes e NuvensUm passeio pela evolução tecnológica, apresentando desde aquele que é considerado o primeiro Game Designer brasileiro até experiências mais recentes com VR, AR e todo tipo de tecnologias interativas e modernas. A reflexão que fica sobre esse choque nostálgico é: a modernidade vai matar os jogos antigos ou se alimenta deles?
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2 - Ser Indie ou não SerO que é um desenvolvedor de jogos independente? Conhecendo a história de duas empresas em ascensão, somos apresentados aos conceitos de Jogos Indie, Jogos Triple A e tudo aquilo que está entre as duas categorias, entendendo que o mercado de jogos é ainda mais diverso em modelos de produção do que pensávamos.
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3 - Solo e MultiplayerQual é o tamanho ideal de uma equipe desenvolvedora de jogos? Essa pergunta ninguém sabe responder, mas fomos atrás de uma das maiores empresas do país, e de um desenvolvedor solo, para conhecer as vantagens e dificuldades de cada modelo de trabalho e entender que ambas as formas podem coexistir.
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4 - TutorialNo passado, as pessoas entravam no mundo dos jogos das formas mais diversas, mas atualmente existem escolas, faculdades e ensino formal, criando uma base cada vez mais sólida para a estruturação de um mercado saudável. Afinal de contas, como se aprende a fazer jogos e quais são os desafios das instituições de ensino?
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5 - Modo CooperativoGame Jams são métodos de produção de jogos em tempos muito curtos, como uma gincana que já faz parte do ecossistema de desenvolvimento de jogos mundialmente. Podem ser 72h, 48h, tem até Game Jam de 24h! Conhecemos neste episódio um pouco da realidade de uma Game Jam, pelo ponto de vista da GameJam+, a maior Game Jam do mundo focada em mercado e negócios.
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6 - É Perigoso ir SozinhoLidar com a comunidade no mundo dos jogos é algo muito importante. Como você gera engajamento, como lida com os fãs e também com os haters, como você mantém as pessoas interessadas e até mesmo como protege seu público, principalmente quando é infantil, isso tudo entra no pacote de riscos e possibilidades de sucesso!
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7 - Soltando o EspecialNem todos os jogos são apenas sobre entretenimento. Alguns têm objetivos mais nobres, com funções sociais como treinamento, educação nos mais diversos níveis e até assuntos complexos como um jogo para informar crianças sobre o câncer e esse é um dos poderes mais especiais dos desenvolvedores de jogos.
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8 - Computadores Fazem ArteVideogames são arte? Cultura? Economia Criativa? Mercado? Design? Teconologia? Tudo isso ou nada disso? Nesse episódio profundo, a gente tenta entender a relação dos jogos com arte e o quanto isso impacta de fato na recepção do público.
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9 - Made In BrazilComo o Brasil é visto no exterior quando se trata do desenvolvimento de jogos? Temos alguma relevância ou somos peixes pequenos? Vamos investigar e comparar alguns pontos de vista sobre a entrada de investimentos estrangeiros no Brasil desde os anos 90 até os dias de hoje e como o diálogo com o mercado internacional acontece atualmente.
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10 - Made for BrasilA indústria de jogos é global, mas ela também pode expressar culturas locais. Há público para jogos que revelam a nossa própria cara, nossa própria cultura? Há motivos para eles existirem? Nesse último episódio mostramos como um jogo que fale especificamente sobre o Brasil pode atrair não só jogadores brasileiros, mas do mundo todo, sendo uma forma de expansão potente da nossa cultura.