Heroínas Negras Brasileiras
rating-img
capa da obra SINOPSE

Heroínas Negras Brasileiras é uma série de animação infanto-juvenil em13 episódios de 10 minutos cada, inspirada no livro homónimo de Jarid Arraes. A cada episódio, apresenta uma heroína negra revelando suas histórias, lutas e conquistas. Voltada para crianças e jovens, a obra mostra que essas mulheres sempre estiveram à frente dos movimentos sociais, culturais e políticos, nunca se omitindo das batalhas por liberdade, justiça e igualdade. Nesta temporada, conhecemos as trajetórias de Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Animação
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
13
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
10
DIREÇÃO:
Lídia Viber
SOBRE A DIREÇÃO:
Multiartista e autodidata, com raízes no grafite e nas favelas do extremo leste de Belo Horizonte. Começou a jornada há mais de 20 anos, numa oficina de desenho que chegou na comunidade e foi amor à primeira tinta.
Fim do Prazo de Licenciamento:
10/10/2027
  • monitor icon
    1 - Dandara de Palmares
    No coração da Serra da Barriga, Dandara surge como guerreira, estrategista e guardiãdaliberdade no Quilombo dos Palmares. Ela lidera batalhas contra invasores, cultivaaterra, cria seus filhos com Zumbi e inspira seu povo a resistir contra a escravização. Suahistória revela não apenas sua força, mas também o afeto e a sabedoria de uma mulher que sonhou e lutou por um Brasil livre. Dandara se tornou símbolo eterno de resistênciae coragem.
  • monitor icon
    2 - Aqualtune
    A vida de Aqualtune muda abruptamente quando seu reino é invadido: ela é capturada, arrancada de sua terra, de sua identidade, e trazida como escravizada para o Brasil. Princesa do poderoso Império do Congo, Matriarca de Palmares e avó de Zumbi, elatransforma sua dor em liderança. Organiza uma fuga corajosa e lança as sementes deresistência que dariam origem ao maior Quilombo do Brasil, Palmares. Seu legadoecoaatravés das gerações, inspirando a luta pela liberdade.
  • monitor icon
    3 - Luísa Mahin
    Luísa Mahin ainda criança é tirada de sua terra em África e trazida ao Brasil comoescravizada. Articuladora e estrategista, ela conquista sua liberdade e mobiliza revoltase planos secretos contra a escravização. Revolucionária, é uma das líderes da Revoltados Malês, presença ativa na resistência negra, usa sua voz, sua casa e seus saberes paraarticular rebeliões. Mãe de Luiz Gama, sua inteligência e coragem acendemo espíritoda liberdade coletiva e da luta por justiça e dignidade.
  • monitor icon
    4 - Tereza de Benguela
    Rainha do Quilombo do Quariterê, Tereza de Benguela governa comfirmeza, protegeseu povo, organiza a produção agrícola, estabelece trocas econômicas e arma defesasresistindo ao cerco implacável dos invasores. Ela estabelece emQuariterê umparlamento, afirmando que união, liberdade e dignidade são armas contra a opressão. Sua liderança mostra que sabedoria e coragem caminham juntas na luta pela liberdade.
  • monitor icon
    5 - Maria Firmina dos Reis
    Neste episódio apresentamos a história de Maria Firmina dos Reis, educadoraeescritora foi a primeira romancista abolicionista do Brasil, denunciando injustiças evalorizando a liberdade pela palavra. Entre livros, histórias e coragem, compalavrasafiadas que inspiram luta, ela enfrenta preconceitos, crueldades da escravizaçãoeinspira reflexões sobre justiça.
  • monitor icon
    6 - Carolina Maria de Jesus
    Neste episódio, apresentamos a história da escritora Carolina Maria de Jesus, uma mulher corajosa que entre a rotina difícil e os desafios da vida, descobre um super poder: a escrita! Com papelões, cadernos e muita imaginação, Carolina escreveu sua própria história, denunciou a desigualdade e inspirou o Brasil com palavras que mudam o mundo. Uma aventura de coragem, criatividade e a força de quem não se cala diante de injustiças.
  • monitor icon
    7 - Antonieta de Barros
    Antonieta de Barros nasceu para transformar o mundo! Professora, escritora, jornalista é a primeira mulher negra deputada do Brasil. Com coragem e determinação, Antonieta luta por igualdade racial, pelos direitos das mulheres e por uma educação de qualidade para todas as pessoas. Uma história inspiradora de resistência, coragem e inspiração para as futuras gerações.
  • monitor icon
    8 - Agotimé
    Agotimé é uma heroína que desafia o destino! Rainha do Reino de Daomé, na África Ocidental, Agotimé foi sequestrada e trazida ao Brasil como escravizada. Com coragem e astúcia, usando sua inteligência e magia ela resiste ao cativeiro e preserva tradições religiosas que ecoam até hoje. Uma história de aventura, resistência, coragem e luta pela liberdade que atravessa continentes e gerações.
  • monitor icon
    9 - Mariana Crioula
    Mariana Crioula é uma heroína da liberdade! Com coragem e inteligência, ela organiza uma revolta que libertou centenas de pessoas escravizadas. Mariana desafiou os colonizadores com astúcia e bravura indomável, com seu grito de resistência: “Morrer sim, se entregar não”, sua história é um exemplo de força, e luta por justiça e pela liberdade.
  • monitor icon
    10 - Laudelina de Campos Melo
    Laudelina de Campos Melo é uma heroína da igualdade! Enfrentando dificuldades como empregada doméstica, ela funda a primeira associação e sindicato da categoria no Brasil, luta por direitos, dignidade e justiça para todas as trabalhadoras. Pioneira em concursos de beleza para pessoas negras, Laudelina transforma a luta por direitos em sua missão de vida.
  • monitor icon
    11 - Zacimba Gaba
    Zacimba Gaba é uma princesa guerreira de Cabinda, atual Angola. Após ser trazida ao Brasil como escravizada, ela lidera uma revolta que libertou centenas de pessoas negras e funda um quilombo. Ela comanda emboscadas noturnas para libertar escravizados em navios. Uma história de bravura e resistência feminina que atravessa gerações.
  • monitor icon
    12 - Tia Ciata
    Tia Ciata é a rainha do samba! Com coragem, alegria e criatividade, ela ajuda a criar o samba no Brasil. Em sua casa, promovia festas onde sambistas se reuniam para tocar e cantar. Ela foi uma das primeiras a gravar um samba, torna-se uma das figuras mais influentes para o surgimento deste ritmo. Entre músicas e festas, Tia Ciata transforma o espaço urbano em território de cultura e resistência, fortalecendo a identidade brasileira.
  • monitor icon
    13 - Maria Felipa de Oliveira
    Maria Felipa de Oliveira é uma heroína da Independência do Brasil! Na Bahia, Maria Felipa lidera mulheres em batalhas contra tropas portuguesas, transformando coragem em ação e liberdade em vitória. Incendiavam embarcações inimigas e usavam folhas de cansanção para repelir os soldados portugueses.