Mashup à Brasileira
Artistas contemporâneos de diferentes disciplinas exploram festas, tradições e rituais tradicionais brasileiros para criar trabalhos originais com uma linguagem contemporânea.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
13
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Tatiana Issa
SOBRE A DIREÇÃO:
Ganhadora de 3 EMMY Awards e nomeada para 7 EMMYS (The Television Academy of Arts & Sciences – New York), Tatiana Issa é uma premiada produtora executiva, showrunner e diretora. Ela é fundadora da Producing Partners & ART DOCS com mais de 400 episódios produzidos em mais de 80 países e mais de 30 séries de TV e filmes de sucesso no horário nobre para canais como HBO Max, Amazon Studios, Disney+, Smithsonian Channel, Youtube Originals, Food Network, HBO, OWN, TV5 Monde, TV Globo , Globoplay e muitos outros. Tatiana é membro da Television Academy e jurada do International Emmy Awards, além de membro da New York Women in Film & Television. Ela é criadora, produtora executiva e diretora de programas de sucessos como “Pacto Brutal, o Assassinato de Daniella Perez” uma das séries de maior sucesso na HBO MAX, “Caravana das Drags” com Xuxa Meneguel (Amazon Prime), “Fora do Armário", série de 10 pisódios (HBO América Latina), "Bertha Lutz, Women and the UN Charter”, documentário de longa-metragem para a HBO, "Pedro pelo Mundo", série de viagens filmada em mais de 50 países, "Além da Conta, com Ingrid Guimarães" (GNT/GLOBO), "Ludmilla, Rainha da Favela" (Globoplay,) "Destino Com Sabor ", (Food Network ) e muitas outras. Tatiana mora em Nova York e ganhou mais de 50 prêmios internacionais por seu longa-metragem, Dzi Croquettes, com Liza Minnelli. O filme se tornou um dos documentários mais premiados do Brasil e já foi exibido em prestigiosas salas como o Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, Tribeca, Berlim, e em mais de 60 países ao redor o mundos.
-
1 - FELIPE AYRES E O CÍRIO DE NAZARÉFelipe Ayres, compositor de Curitiba-PR. É convidado para ir até Belém do Pará com o intuito de conhecer e captar os sons do Círio de Nazaré. Da peregrinação dos devotos e promesseiros até a chegada de Nossa Senhora de Nazaré em sua Basílica, após percorrer centenas de quilômetros pelas ruas e rio da cidade de Belém. Após o feito, Felipe compôs uma música com os Sons do Círio. Intitulada: Ressônancias de Fervor.
-
2 - CLARA DA COSTA - FESTA DE IEMANJÁClara da Costa é uma Bailarina e Coreógrafa do Rio de Janeiro, foi convidada para ir até Salvador e conhecer sobre a história e festividade do 2 de Fevereiro, Dia de Iemanjá. Após essa imersão ela criou uma performance dentro desse mundo ritualístico do orixá e festividades vividas em Salvador.
-
3 - LIDI MENDES E O CARNAVAL DO RIOLidi Mendes, é uma Multiartista, Designer e Diretora de Arte que foi ao Rio de Janeiro conhecer a história do Bairro de Vila Isabel. Bairro este onde viveu Noel Rosa, andou pelas ruas do bairro configurada pelas notas musicais nas calçadas em homenagem a Noel e também conheceu um pouco da história da Escola de Samba que dá o nome ao Bairro. Convidada por Nathalia Sarro, jornalista apaixonada pelo bairro foi conhecer o Barracão onde nasce o Carnaval da Vila Isabel. Com todo esse rico conhecimento, Lidi retratou em telas a emoção que teve ao conhecer um pouco do Carnaval do RJ.
-
4 - GAIA DO BRASIL E O CARIMBÓGaia do Brasil, é uma mulher Trans, Drag Queen nascida no interior de São Paulo e foi convidada a ir para Belém do Pará, para conhecer o Carimbó Raiz. Tendo como banda referência o Grupo Carimbó Sancari. Gaia aprendeu a dançar o Carimbó e usou de toda a sua desenvoltura para conduzir o rodar da saia e com isso, voltou a São Paulo para mostrar que o Carimbó raiz também pode ter uma pegada contemporânea. Ela mesma cortou, costurou e fez uma saia de led e foi se apresentar dançando o Carimbó no Minhocão, Viaduto bem famoso do Centro de SP.
-
5 - LETÍCIA SABATELLA E OS KRAHÔSLetícia Sabatella é Atriz e Cantora, residente no Rio de Janeiro. Foi convidada a conhecer a Tribo Krahô. Fez sua imersão nessa tribo indígena, ficou encantada e teve muitos aprendizados, entre eles a língua dos Krahôs. Dessa imersão pôde criar uma música com esse dialeto, com o qual nos presenteou e aprensentou em seu show.
-
6 - GALBA GOGÓIA E QUABALESGalba Gogóia, é uma Mulher Trans, Diretora, Roteirista e Atriz. Foi conhecer o Projeto Quabales, na comunidade do bairro de Amaralina, em Salvador. Nos apresentou um texto falando sobre as adversidades da vida.
-
7 - Zé Vicente e o Reisado de Caretas de PotengiZé Vicente é um Fótografo nascido na França, naturalizado Brasileiro e vive em São Paulo. Foi conhecer o Reisado de Caretas no Interior do Ceará. Mas precisamente em Potengi. Fotografou os Brincantes e nos apresentou fotografias em forma de lambe-lambe recortadas, dentro de uma ocupação de mulheres em SP chamada Penha Pietras. Zé Vicente retratou e coloriu com sua arte as paredes da Ocupação.
-
8 - Pâmela Peregrino X Literatura de CordelPâmela Peregrino, é uma Animadora, Cenógrafa, Professora de Artes, em Porto Seguro - BA. Foi para Fortaleza conhecer a Literatura de Cordel. Sua apresentação foi um cordel de Animação em 2d projetada na parede da Igreja de Sant'Anna, no Largo da Praia do Rio Vermelho. O templo é um dos principais patrimônios históricos do Rio Vermelho.
-
9 - Felipe Camilo X Festa da ChiquitaFelipe Camilo é Fotógrafo e Pesquisador, mora em Fortaleza. Convidado a conhecer e desvendar os mistérios da Festa da Chiquita, que é uma festividade profana onde vários artistas e performistas se apresentam. A Festa ocorre anualmente em Belém, após a procissão da Trasladação do Círio de Nazaré. Felipe Camilo fotografou a festa e fez uma exposição mostrando as fotografias reveladas em folhagens típicas colhidas em Belém do Pará, trabalho esse conhecido como Fitotipia. E fotografias com muitas cores e glitter, trazendo o glamour da Festa da Chiquita.
-
10 - VJ Suave X MamulengoVJ SUAVE é um DUO de artistas Ceci e Ygor, que fazem projeções animadas em todos os tipos de lugares. Calçadas, paredes, escadarias, prédios... Eles que saíram de São Paulo e foram conhecer o Miro dos bonecos de Mamulengo, no Interior de Recife. Após conhecer o Miro, eles fizeram uma projeção retratando as cores e modelos únicos dos bonecos, no Observatório de Olinda.
-
11 - Iwintolá X Jongo da SerrinhaIwintolá, é um jovem Paulista, fotógrafo, artísta de lambe-lambe. Que retrada a vida em arte de rua. Conhecido por obras retradadas em muros de Centros do Candomblé. Iwintolá foi convidado para ir ao Rio de Janeiro e conhecer a história do Jongo da Serrinha. Ele conheceu não só a história do jongo, mas teve o privilégio de pisar no terreiro de Tia Maria na Comunidade da Serrinha em Madureira, RJ. Voltando a São Paulo, Iwintolá retratou em forma de lambe-lambe, a arte do Jongo numa parede imensa de uma encruzilhada de Suzano, onde cresceu.
-
12 - Ivaldo Correia X CandombléIvaldo Correia é um multiartista, coreógrafo, bailarino, cantor, ator. Jovem, morador da baixada no Rio de Janeiro, foi conhecer a história e as origens do Candomblé em Salvador. Mais precisamente o Terreiro de Oxumaré, onde participou de uma celebração ao orixá Xangô, e aprendeu sobre a cozinha de terreiro. Voltando ao Rio de Janeiro, Ivaldo nos apresentou uma performance dentro da fala e da luta de um povo preto e suas raízes africanas. E de como mantém vivo a cultura e a ancestralidade nos dias atuais.
-
13 - Alexandre Puga X MaracatuAlexandre Puga, é um Artísta Plástico e Graffiteiro nascido nas quebradas do Grajaú, São Paulo. Foi para cidade de Buenos Aires, interior do Recife, para conhecer o Maracatu Estrela Dourada. O artísta, imergiu e se divertiu nas cores e danças do caboclo de lança, figura marcante do Maracatu. Sendo assim, o retratou numa empena de mais de 15 metros de altura com as cores vibrantes e as características forte do Maracatu, dando uma pegada contemporânea à obra.