Minha Casa, Nosso Mundo
Treze crianças vivem experiências únicas em suas vidas quando partem para conhecer a casa, os hábitos, as atividades e a cultura umas das outras. Da aldeia Pataxó ao Abaeté, das praias do Rio Grande do Norte ao Cariri cearense, do Espírito Santo à agrofloresta na região serrana do Rio de Janeiro, ou do circo de São Paulo à fazenda no interior da Bahia, a série “Minha Casa, Nosso Mundo” visita lugares especiais, revelando a vida de seus pequenos habitantes e ampliando o mundo de quem realiza a sua primeira grande viagem.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
13
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
13
DIREÇÃO:
Sérgio Bloch
SOBRE A DIREÇÃO:
Roteirista, diretor e produtor, Sérgio recebeu inúmeros prêmios em festivais nacionais e internacionais pelos seus filmes, entre eles Burro-Sem-Rabo (1997), Tainá, Uma Aventura na Amazônia (2001), Olho da Rua (2000) e Sobre Rodas América Latina (2013). Em 2016, lançou a série Na Boca do Povo, agora em segunda temporada, e em 2017 dirigiu Instantes Cruzados, série produzida pela Ocean Films e exibido no Canal Curta, e que também está entrando em segunda temporada. Entre 2000 e 2012 ministrou oficinas para o Video nas Aldeias, e de 2009 a 2014 participou da TV Igarité, canal educacional que a Fundação Roberto Marinho implantou na Amazonia, a convite do Governo do Estado.
-
1 - Episódio 1(Clarinha - Baía Formosa / RN) Joca (12 anos) sai do sítio em que vive, no interior do Rio de Janeiro, para visitar Clarinha (12 anos) em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Entre passeios pela praia e atividades ao ar livre, Clarinha apresenta sua casa, sua comida preferida, a região em que vive e ensina Joca a praticar a sua grande paixão: o surfe.
-
2 - Episódio 2(Ana Luiza - Nova Olinda / CE) Ana Luiza (12 anos) vive em Nova Olinda, interior do Ceará, onde participa das atividades da ONG Fundação Casa Grande. Ao receber a visita de Clarinha (12 anos), vinda de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Ana Luiza convida a nova amiga a conhecer um sítio arqueológico e a ensina tudo o que sabe sobre os Kariri, grupo indígena que vivia na região.
-
3 - Episódio 3(Ariston - Natal / RN) Ariston (11 anos), de Natal, no Rio Grande do Norte, recebe a visita de Ana Luiza (12 anos), de Nova Olinda, no Ceará. Durante o encontro, além de aprender a pescar, Ana Luiza tem a oportunidade de velejar, pela primeira vez na vida, e conhecer um pouco sobre a arte da navegação.
-
4 - Episódio 4(Pedro - Vila de Itaúnas / ES) Ariston (11 anos) parte de Natal, no Rio Grande do Norte, para conhecer Pedro (12 anos), que vive na Vila de Itaúnas, no Espírito Santo. O anfitrião convida o visitante a tomar parte no Terno de Reis de Boi, manifestação popular da região, e conta um pouco da história do povoado que, por falta de preservação ambiental, foi soterrado pelas dunas de areia, fazendo com que seus habitantes tivessem que fundar uma nova vila.
-
5 - Episódio 5(Joca - Trajano de Morais / RJ) Pedro (12 anos) sai do litoral do Espírito Santo para conhecer Joca (12 anos) que vive em um sítio na região serrana do Rio de Janeiro. Entre passeios de bicicleta e histórias de família, Joca mostra a Pedro as plantas que eles cultivam e explica como funciona a produção de alimentos dentro dos princípios agroflorestais que utilizam no sítio.
-
6 - Episódio 6(Maia - São Paulo / SP) Maia (8 anos) e Tainá (11 anos) moram em São Paulo, mas em bairros diferentes e bem distantes entre si. Quando as duas meninas se encontram, Maia apresenta para a amiga o maravilhoso e colorido mundo do circo e a ensina a realizar acrobacias na lira circense. Depois de ensaiar, Tainá, Maia, seu pai e sua mãe partem para realizar uma apresentação na praça principal de Piracaia, cidade que fica a 90 km de distância da capital.
-
7 - Episódio 7(Adriano - Itororó / BA) Maia (8 anos) sai do agito da capital de São Paulo para conhecer o mundo de Adriano (8 anos) que vive em uma fazenda em Itororó, interior da Bahia. Adriano, que ama seus cavalos, ensina Maia a cavalgar e os dois saem pela região para realizar atividades juntos. Maia ajuda a dar leite para um bezerro e acompanha Adriano até a cidade para trocar as ferraduras do seu cavalo.
-
8 - Episódio 8(Larissa - Búzios / RJ) Larissa (10 anos) é ativista pela preservação da fauna silvestre em Búzios, Rio de Janeiro, e fundadora do Instituto Larissa Saruê. Adriano (8 anos) vive em uma fazenda em Itororó, na Bahia, e também ama os animais. Durante a visita, Adriano tem a oportunidade de conhecer a vida dos animais silvestres e acompanha Larissa no resgate de um saruê acidentado. Depois de ajudar a cuidar do animal, os dois realizam a soltura de três saruês recuperados que voltam para a natureza.
-
9 - Episódio 9(Poar - Mata Medonha / BA) Julia (11 anos) sai da cidade do Rio de Janeiro para conhecer o mundo de Poar (9 anos), que é da etnia Pataxó e vive na Aldeia Mata Medonha, no sul da Bahia. Já na chegada, Poar pinta com jenipapo o rosto da nova amiga que participa de uma série de atividades com as crianças da aldeia. Além de cantos, danças e brincadeiras, Julia aprende a atirar com arco e flecha, a fazer as paredes de uma casa de barro e a colher mandioca para fazer farinha.
-
10 - Episódio 10(Alaize - Salvador / BA) Poar (9 anos) é da etnia Pataxó e vive na Aldeia Mata Medonha, no sul da Bahia. Ela viaja de avião pela primeira vez para visitar Alaize (11 anos) que mora em Salvador, capital do Estado. Depois de acompanhar a anfitriã à praia de Itapuã, onde a mãe vende acarajé, Alaize leva a amiga para um passeio na Lagoa do Abaeté. Lá ela ensina a Poar os passos do Malezinho, grupo de dança afro-brasileira do qual faz parte.
-
11 - Episódio 11(Tainá - São Paulo / SP) Tainá (11 anos) vive na zona leste de São Paulo e recebe a visita de Alaize (11 anos), vinda de Salvador, Bahia. Juntas elas passeiam pela cidade e visitam museus. No Masp se encantam com as pinturas e, no Museu Catavento, interagem com as obras aprendendo mais sobre ciência e cultura. Tainá mostra para Alaize como é o mundo de quem tem baixa visão, explicando sobre a escrita em Braile e levando-a para participar de uma aula de balé.
-
12 - Episódio 12(Maria Flor - Ubatuba / SP) Larissa (10 anos) viaja de Búzios, Rio de Janeiro, para encontrar Maria Flor (9 anos), que é caiçara e vive em Ubatuba, litoral de São Paulo. Livres na natureza, Maria Flor apresenta a Larissa o fruto da jussara, a praia de Ubatumirim e, com a ajuda do pai, coletam cipós de timbopeva para tecer um balaio. Depois da visita ao projeto Tamar e de uma emocionante corrida de canoa, o encontro das amigas termina perto do mar e no ritmo do fandango.
-
13 - Episódio 13(Julia - Rio de Janeiro / RJ) Maria Flor (9 anos) é caiçara, vive em Ubatuba, no litoral de São Paulo, e viaja para conhecer Julia (11 anos), que vive na capital do Rio de Janeiro. Julia apresenta um pouco da cultura japonesa para a nova amiga e, juntas, visitam o Museu do Amanhã. Mas a grande paixão de Julia é a escalada, então ela leva Maria Flor para viver uma aventura incrível: escalar uma grande rocha cercada pelas belas paisagens do Rio de Janeiro.