Mitos Vivos
rating-img
capa da obra SINOPSE

Mitos Vivos - série documental de exploração e pesquisa, com a primeira temporada
de 13 episódios de 26 minutos, cujo tema são as manifestações culturais através dos
Mitos do folclore brasileiro. Uma equipe de pesquisa irá visitar diferentes regiões do
país gravando relatos de mitos como Saci, Curupira, Mapinguari entre outros, descritos
por pessoas da localidade, esses depoimentos serão a matéria prima para que artistas
deem vida ao mito através de técnicas de pintura, escultura, artes plásticas, desenho
ou até mesmo arte digital, dando forma ao mito e ao mesmo tempo mostrando um
pouco da singularidade cultural de cada região pesquisada. Nosso anfitrião será o
músico Xangai que numa abordagem descontraída será a ponte entre o imaginário
popular e a visão do artista sobre o Mito.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
10
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Centro-Oeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
13
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Fábio Flecha
SOBRE A DIREÇÃO:
Fábio Flecha é diretor e roteirista Graduado em Ciências Sociais, Diretor, Roteirista, Produtor Cultural Audiovisual e Co-fundador da Empresa “Render Brasil Produções”, atuando a 17 anos no segmento produzindo conteúdo audiovisual com foco em cultura popular e singularidades da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.
  • monitor icon
    1 - TEMA: O BOTO REGIÃO: BELÉM-PA
    Gabriel apresenta a terra dos encantados, Belém, cercada pela floresta-amazônica, repleta de boas histórias, iremos conhecer um pouco mais das singularidades dessa região e ouvir histórias sobre o Boto, o mais famoso encantado da amazônia brasileira.O diretor de teatro Marcelo Flecha é o convidado para dar vida ao mito, ele explica a Gabriel Sater sobre sua inspiração e características marcantes do Boto.
  • monitor icon
    2 - TEMA: A ALAMOA REGIÃ: FERNANDO DE NORONHA - PE
    Fernando de Noronha, uma ilha paradisíaca que traz consigo a lenda de uma mulher alta, loura e de pele muito alva. Mas antes disso iremos conhecer um pouco mais da história do arquipélago que foi usado por mais de 200 anos como uma prisão. O Mito da Alamoa ganha vida pelo olhar fotográfico de Alexis Prappas, a beleza que seduz e pode até matar.
  • monitor icon
    3 - TEMA: LOBISOMEM REGIÃO: JOANÓPOLIS – SP
    Na cidade conhecida como a Capital Nacional do Lobisomem, Gabriel Sater vai tentar compreender como a criatura se tornou tão popular no Brasil – uma terra sem lobos – e quais as peculiaridades dessa criatura na versão brasileira. Na cidade, ele vai descobrir que existem vários tipos de lobisomem, alguns inclusive bastante simpáticos com o povo local, servindo de inspiração para o comércio e divertindo as crianças. Gabriel conversa com a coreógrafa Ana Carolina Brindarolli num bate papo sobre mitos e ritos da dança.
  • monitor icon
    4 - TEMA: SACI REGIÃO: CORUMBÁ – MS
    No pantanal de Mato Grosso do Sul, conheceremos um pouco da história de Corumbá, considerada o portal do pantanal,e no Museu da História do Pantanal encontramos depoimentos sobre o mito saci, mas ele é bem diferente do Saci de Monteiro Lobato. Gabriel Sater conversa com a escritora, Ariadne Cantú, descobrindo como as palavras poderão dar vida ao Saci Pantaneiro.
  • monitor icon
    5 - TEMA: MULA SEM CABEÇA REGIÃO: BARÃO DE COCAIS - MG
    Na região mineradora de Barão de Cocais, em meio às montanhas existe um brilho diferente nas noites, é o fogo da Mula sem cabeça, uma das histórias mais tristes do folclore brasileiro. Vamos conversar com alguns moradores e descobrir mais sobre esse mito. Gabriel Sater recebe o convidado Antônio Porto, músico instrumentista que cria uma melodia inspirada na Mula Sem Cabeça.
  • monitor icon
    6 - TEMA: SALAMANCA DO JARAU REGIÃO: QUARAÍ-RS
    O Cerro do Jarau em Quaraí é um local de grande beleza e que esconde mistérios, um deles é o de uma Princesa Moura que veio parar no Brasil e se apaixona. Magia e mistério serão os ingredientes usados por Ingrid Farah para trazer vida a Salamanca do Jarau através da misteriosa dança do ventre.
  • monitor icon
    7 - TEMA: CABOCLO D'ÁGUA REGIÃO: MARIANA-M
    Mariana é uma cidade com um patrimônio histórico impressionante, caminhar pela cidade é como fazer uma pequena viagem no tempo. Os rios daquela região escondem um mistério chamado Caboclo D'água. Junto com Gabriel Sater vamos viajar por rios e histórias e teremos o Diretor de teatro Espedito Di Montebranco trazendo vida ao mito.
  • monitor icon
    8 - TEMA: NEGRINHO DO PASTOREIO REGIÃO: ALEGRETE-RS
    Nos pampas gaúchos de Alegrete iremos conhecer o mito do Negrinho do Pastoreio e também a complexa história de ocupação do Sul do Brasil, marcada pela fé e pela esperança. Gabriel Sater recebe o convidado Galvão Pretto, artista visual. Galvão usará a luz e a fé para dar vida ao mito.
  • monitor icon
    9 - TEMA: CORPO SECO REGIÃO: SÃO LUIZ DO PARAITINGA-SP
    Na charmosa cidade de São Luiz da Paraitinga, vamos conhecer as lendas sobre um homem tão malvado que não foi aceito nem pelo céu nem pelo inferno. Gabriel Sater recebe o ator Bruno Moser, que recebe o desafio de trazer vida a este terrível ser através da arte cênica.
  • monitor icon
    10 - TEMA: COMADRE FULOZINHA REGIÃO: CARUARU-PE
    E Entre o Agreste e a Mata Atlântica conhecemos a linda Caruaru, famosa pela sua feira e pela festa de São João. Mas nas matas dessa região existe uma menina que protege a flora e fauna, seu nome é Comadre Fulozinha. A convidada de Gabriel Sater é a artista visual Ana Ruas que decide criar a floresta onde habita a Comadre Fulozinha.
  • monitor icon
    11 - TEMA: PAI DO MATO REGIÃO: MIRANDA-MS
    Miranda é uma cidade cercada pelas matas pantaneiras, repletas de vida selvagem. Mas estas matas tem um protetor, e ele pode ficar malvado se encontrar alguém caçando em seus domínios. Gabriel Sater conversa com o artista digital Flávio Sobreira, ele vai nos mostrar como a arte digital pode trazer vida ao Pai do Mato.
  • monitor icon
    12 - TEMA: MATINTA PERÊ REGIÃO: ANANINDEUA - PA
    Ananindeua faz parte da grande região metropolitana de Belém no Pará, a cidade é famosa pelas histórias da bruxa da região amazônica. Mas a Matinta Perê é muito diferente do estereótipo das bruxas de Hollywood. Gabriel Sater conversa com o produtor audiovisual Fábio Flecha sobre qual tipo de filme a Matinta Perê irá ganhar vida.
  • monitor icon
    13 - TEMA: MELHORES MOMENTOS REGIÃO BRASIL
    Gabriel Sater mostra imagens, pessoas e lugares que foram vistos durante a temporada e muitas coisas que não foram mostradas. Inclusive outras lendas e mitos brasileiros.