Restauro – Memória da Arte
rating-img
capa da obra SINOPSE

Trazer de volta os aspectos originais de uma construção histórica requer conhecimento, técnica, talento e paixão. Falar sobre restauração é falar sobre cultura e memória, os principais fatores da identidade de um povo. É disso que trata a série documental “Restauro – a memória da arte”.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sudeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Aluízio Salles Jr.
SOBRE A DIREÇÃO:
Aluízio Salles Jr –Diretor Cinematográfico e Roteirista. Já recebeu as mais destacadas premiações da propaganda brasileira e realizou trabalhos culturais premiados, como o curta “FAMIGERADO”, filme baseado no conto homônimo de Guimarães Rosa, “SOLIDÃO” e o documentário “HISTÓRIA DO MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” para a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os vídeos de média metragem “NOEMISA BATISTA UMA ARTISTA DO BARRO” e “DIAS DE ÁGUA”, e o longa metragem “PIPIRIPAU, O MUNDO DE RAIMUNDO”, filme produzido e finalizado através do edital do Fundo Municipal de Cultura, e contemplado no edital de distribuição Filme em Minas 2014. Criou o argumento e dirigiu a série RESTAURO, A MEMÓRIA DA ARTE para a EBC - Empresa Brasil de Comunicação, que trata da história e do ofício da restauração do patrimônio histórico, cultural e artístico no Brasil. A série acompanha processos de restauração, mostra seus detalhes, seus passos, revelando traços do ofício, e afirmando a importância da preservação do patrimônio histórico para a nossa memória e identidade.
  • monitor icon
    1 - A HISTÓRIA DO RESTAURO
    O primeiro episódio da série “RESTAURO, A MEMÓRIA DA ARTE”, trata dos principais teóricos que ajudaram a estabelecer as bases da Teoria do Restauro e da sua evolução. Mostra a importância da História da Arte para a atividade, e alguns conceitos já consolidados, tais como a temporalidade e interdisciplinaridade, a relação do Restauro com as Ciências, a evolução histórica das técnicas e materiais, o conceito de reversibilidade, os fundamentos do ofício do Restaurador, e a importância do Restauro para a preservação do patrimônio, da memoria e cidadania das comunidades, de sua identidade como parte da comunidade e da própria vida.
  • monitor icon
    2 - MINAS GERAIS E A CONSOLIDAÇÃO DO RESTAURO NO BRASIL
    O segundo episódio da série trata da presença da Caravana Modernista de 1922 em Ouro Preto e seu reconhecimento ao pioneirismo de Aleijadinho na criação de uma obra original e genuinamente brasileira. Também trata da criação do IPHAN – INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, por Rodrigo Melo Franco de Andrade em 1937, e da importância da instituição na preservação do patrimônio brasileiro. Mostra a importância de Edson Motta enquanto criador do Restauro no Brasil, e de Jair Inácio da Silva, pioneiro na consolidação do restauro em Minas Gerais. Mostra também a criação da FAOP – FUNDAÇÃO DE ARTES DE OURO PRETO, e do CECOR - CENTRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS, dois órgãos precursores do ensino do Restauro em Minas Gerais e no Brasil.
  • monitor icon
    3 - RESTAUROS NOTÁVEIS DO BARROCO EM MINAS GERAIS
    O terceiro episódio mostra as obras de restauro de duas igrejas de grande importância para o Barroco e Rococó Mineiros: O SANTUÁRIO DE BOM JESUS DO MATOSINHOS EM CONGONHAS, que abriga as mais importantes obras de Aleijadinho, e a IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE MARIANA, onde se encontra a obra mais relevante do entalhador Francisco Vieira Servas e pinturas do Mestre Ataíde, além participação ativa da comunidade nas obras de restauração da igreja.
  • monitor icon
    4 - IGREJA SÃO JOSÉ e PRESÉPIO DO PIPIRIPAU
    O quarto episódio retrata duas obras de restauro que mostram a importância de alguns monumentos históricos para o sentimento de pertencimento das comunidades onde estão inseridos: o Restauro da IGREJA SÃO JOSÉ, igreja central da cidade de Belo Horizonte, construída durante o surgimento da nova capital, e o Restauro do Presépio do Pipiripau, a fantástica criação mecanizada de um trabalhador negro - Raimundo Machado, inspirada nos presépios e nas antigas oficinas de locomotivas da Central do Brasil. Raimundo construiu uma obra que encanta a população de Belo Horizonte desde 1909 e ocupa um lugar privilegiado no imaginário cultural e religioso da cidade.
  • monitor icon
    5 - O RESTAURO DO SANTUÁRIO MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE ANTÔNIO DIAS
    O SANTUÁRIO MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, igreja construída no início do Séc. XVIII, é uma das duas matrizes mais importantes da cidade de Ouro Preto, e é onde está enterrado o mestre Aleijadinho. O Restauro da Matriz, coordenado pelo IPHAN, durou cerca de nove anos e trouxe à luz obras até então escurecidas por séculos de pó e esquecidas pela população. Mostra a participação ativa e comprometimento da comunidade no apoio às obras de restauro, e evidencia a forte participação das mãos negras e de seu conhecimento trazido de suas terras na construção de todo o Barroco da época, no trabalho do ouro, do ferro da madeira e das ferramentas que construíram aqueles monumentos.