Thiago & Isis e os Segredos do Brasil
rating-img
capa da obra SINOPSE

"Thiago e Ísis e os Segredos do Brasil" é uma série documental, dirigida ao público infantil
com idade entre 3 e 6 anos, que usa fantoches como personagens principais e procura
estimular o interesse das crianças pela cultura brasileira. A série apresenta a diversidade
cultural do País do ponto de vista de duas crianças, Thiago e Ísis que tem 5 e 7 anos
respectivamente. A cada episódio, Thiago e Ísis partem com seu pai João (também fantoche),
para conhecer alguma tradição cultural das regiões brasileiras e aprender como essas
tradições são passadas de pais para filhos. As crianças participarão da preparação das
festividades, da confecção de adornos, assim como dos ensaios de danças e músicas,
possibilitando o contato e o aprendizado sobre nossa rica diversidade cultural, com o episódio
sempre culminando em uma grande festa no final.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Infantil
REGIÃO:
Centro-Oeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
13
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
13
DIREÇÃO:
João Amorim
SOBRE A DIREÇÃO:
João Amorim é diretor de cinema com foco em animação e documentários. Em 2010, lançou seu primeiro longa-metragem: "2012 Tempo de Mudança", com David Lynch, Sting, Ellen Page e Gilberto Gil. Foi diretor de Animação de "Chicago 10”, filme que abriu o Festival de Sundance em 2007. João foi nomeado ao Emmy em 2009 por este mesmo filme. Trabalhou como diretor de animação em Nova Iorque em filmes como: “Footsteps in Africa", “For the next 7 Generations", “Ghetto Physics". João também foi professor para os Mestrandos em Animação na NYU, na Parsons e Academy of Art College. Em 2011, dirigiu a série “É coisa Nossa!” apresentada por Zeca Baleiro e exibida no Canal Futura. Além disso dirigiu os documentários “Água e Cooperação”, “A Voz das Avós” e “Agroflorestar”, todos exibidos no CineBrasil TV. Recentemente, assinou a direção e produção geral da Nova “Vila Sésamo e a animação “O Desafio do Elmo", ambos estreados na TV Cultura e TV Brasil. Dirigiu a primeira temporada da série "Manual de Sobrevivência para o Século XXI”, com o ator Marcos Palmeira, e se prepara para filmar a série “Bela Raízes”, apresentada por Bela Gil com exibição no Canal Futura.
  • monitor icon
    1 - O Calango Voador
    A série começa em Brasília, cidade natal de Thiago e Ísis onde seu pai, João, os leva para conhecer Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, grupo de cultura popular do Cerrado. Esse grupo que nasceu em Brasília, aborda temas da cultura do centro-oeste e usa música e do teatro para contar essa estória. Thiago e ísis mergulham nesse imaginário da Mãe Laiá, do Calango Voador, do Cavalo Marinho e do Samba Pisado, ritmo criado pelo grupo e que tem elementos de Maracatu. Seu Estrelo une o terreiro ao picadeiro de forma singular e brincalhona e moderna.
  • monitor icon
    2 - Sussas e Curraleiras Kalungas
    João leva Thiago e Ísis para conhecer a Folia do Divino Pai Eterno em Goiás. A comunidade Kalunga de Vão de Almas, é uma das maiores do Brasil, assim como uma das mais isoladas. Lá Thiago e Ísis conhecem um pouco sobre o dia dia da comunidade. Conhecem os preparos para as tradicionais cavalgadas, e participam de uma delas. Aprendem também sobre a música e cultura locais.
  • monitor icon
    3 - Maracatu de Baque Virado
    Thiago, Ísis e João vão até Olinda para conhecer o Maracatu: manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. Juntos eles participam da confecção das fantasias para um cortejo de Maracatu. Com uma Jovem dançarina aprendem os passos da Dança, assim como um pouco sobre como se desenvolveu essa tradição. Finalmente participam do cortejo, que é uma grande Festa.
  • monitor icon
    4 - Bumba Meu Boi
    No Maranhão Thiago e ísis conhecem o Bumba Meu Boi. A história aborda a escrava Catirina, grávida, pede ao marido Chico para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando o boi, mas acaba sendo preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros, o boi é então ressuscitado. Thiago, ísis e João participam da confeçção das fantasias e da festa de Bumba meu Boi.
  • monitor icon
    5 - Capoeira em Salvador
    A família vai até a cidade de Salvador, na Bahia, para conhecer uma escola de Capoeira Angola. No Pelourinho, as crianças aprendem sobre a origem da capoeira, de seus instrumentos e de sua importância como ferramenta de resistência e busca pela ancestralidade da cultura Negra no Brasil. Ao final aprendem a confeccionar um berimbau e participam de uma roda de capoeira.
  • monitor icon
    6 - Cavalo Marinho
    Cavalo Marinho é uma tradição popular do Nordeste Brasileiro. Thiago e Ísis vão a Olinda conhecer essa tradição. O espetáculo é narrado através da linguagem falada, da declamação de loas e toadas - como são conhecidas as estrofes poéticas que integram o enredo. Os personagens, de modo geral, interagem com o público presente, sobretudo Mateus e Bastião, que, constantes em todos os atos, tecem comentários satíricos sobre a apresentação em si, sobre os indivíduos do público, ou sobre quaisquer outros assuntos.
  • monitor icon
    7 - Carnaval Carioca
    João, Thiago e Ísis estão no Rio de Janeiro para conhecer a festa popular mais conhecida no mundo: o Carnaval. Eles conhecem os tradicionais blocos de rua e vão até um barracão de escola de samba do carnaval carioca, onde fantasias estão sendo confeccionadas. Eles ajudam na confecção dos adornos, fazem muitos amigos, participam de um ensaio e depois assistem ao desfile na Sapucaí.
  • monitor icon
    8 - Festa da Uva
    Neste episódio a família segue para a região Sul do Brasil para conhecer a Festa Nacional da Uva. A celebração remonta o início da colonização italiana no Rio Grande do Sul e reverencia a terra e a colheita como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. Thiago e Ísis acompanham os desfiles com os tradicionais carros alegóricos levando rainhas e princesas da festa e as apresentações de danças e músicas italianas. João registra tudo.
  • monitor icon
    9 - Hotxuá: O palhaço Sagrado
    Thiago, Ísis e João seguem para o norte de Tocantins para conhecer o Hotxua, "palhaço sagrado" do povo Krahô. Este povo considera a alegria um elemento-base de sua sociedade e designa entre seus líderes um sacerdote da alegria: o nome é Hotxuá: um índio que brinca, faz piadas e é responsável pela harmonia e pelo equilíbrio da aldeia. Na aldeia, Thiago, Ísis e João observam como o Hotxuá usa a força do sorriso e da doçura para garantir a leveza no dia-dia desse povo.
  • monitor icon
    10 - Festa Junina
    Em Campina Grande na Paraíba, a família participa do maior São João do Brasil. As festas juninas são caracterizadas por danças, comidas típicas, bandeirinhas, barracas com jogos e acontecem durante todo o mês de junho. Thiago e Ísis ajudam na montagem da festa, na preparação dos adornos e enfeites. Aprendem os passos da Quadrilha e fazem vários amigos.
  • monitor icon
    11 - Festival de Parintins
    Neste episódio, a família aventureira vai até o Amazonas para conhecer o tradicional Festival de Parintins. É uma festa folclórica realizada todos os anos no último fim de semana de junho na cidade de Parintins. O evento apresenta dois personagens da cultura tradicional local: o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Thiago e Ísis participam do preparo e da festa. Os irmãos aprendem sobre as lendas, práticas indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.
  • monitor icon
    12 - Festa de Congados
    Neste episódio a família vai para Minas Gerais conhecer a Festa de Congados. O congado, é uma manifestação cultural que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, expressos na festa do Rosário. Na festa as crianças aprendem a tocar instrumentos musicais como cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco e, com os congadeiros, vão atrás da cavalgada que segue com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário.
  • monitor icon
    13 - Cavalhadas
    Neste episódio a família vai até a cidade histórica de Pirenópolis para conhecer as Cavalhadas: um grande espetáculo cultural da região. Durante os três dias de festividades, às quatro horas da manhã, a Banda Couros, formada por um saxofonista seguido de vários meninos empunhando tambores de couro, e executando cantigas melodiosas. É um desses meninos que mostrará a Thiago, Ísis e João como acontece e quais as principais características dessa belíssima e tradicional festa do Goiás do Brasil.