Um Lugar no Mundo: Chuí
rating-img
capa da obra SINOPSE

Um Lugar no Mundo: Chuí é uma produção seriada para televisão do gênero documentário, com 05 episódios de 26 min. Finalizada em 2023. A série apresenta as questões de fronteira no Brasil, tendo como recorte as múltiplas fronteiras existentes na cidade do Chuí, na divisa do Brasil com o Uruguai. Na região vivem brasileiros, uruguaios, cubanos, árabes e outros imigrantes procedentes de diversos países, em uma mistura única de idiomas, religiões, culinárias e costumes. Entre as questões centrais da série está a imigração e a adaptação ao Brasil como novo país, com uma nova língua, religião e costumes, numa região de fronteira que amplifica esta mistura cultural. Ao longo dos cinco episódios, o público poderá conhecer mais sobre a vida de alguns dos habitantes da fronteira do Chuí e suas histórias pouco conhecidas por quem não vive na fronteira. Um Lugar no Mundo: Chuí documenta personagens da fronteira, suas histórias de vida e hábitos culturais a partir de diversos recortes temáticos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
Livre
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sul
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Cacá Nazario
SOBRE A DIREÇÃO:
Carlos Nazario (Cacá Nazario): Seus principais trabalhos como realizador foram o curta “Justiça Infinita”, premiado como melhor curta em 16mm na Mostra Nacional do Festival de Gramado de 2002 e melhor montagem no Festival de Brasília 2003;“Júlia” (2006), curta de ficção 35mm, que recebeu prêmio de direção arte no Festival de Cinema de Gramado; o média-metragem “Cio da Terra” (2010), selecionado Festival Internacional Democracine e o longa-metragem “Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes” (2013), sobre a vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu que foi selecionado para os Festivais: É Tudo Verdade 2013, Festival de Cinema de Gramado 2013, Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, dentre outros, além de ser exibido no MALBA - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É diretor do curta “Secundas”, melhor curta gaúcho do Festival de Gramado 2017 e curta do ano de 2017 pela Associação Críticos de Cinema do RGS. Selecionado para Mostra de Cinema de Tiradentes 2018 e o Festival Cinelatino de Toulouse 2018. Dirigiu em 2021/2023 “Um Lugar no Mundo: Chuí “uma produção seriada para televisão do gênero documentário com 5 episódios de 26 min e o Longa metragem “O Corpo Só”.
  • monitor icon
    1 - Bazar de Histórias
    O comerciante Bashar, que nasceu na Palestina e vive na cidade do Chuí desde os anos 90, circula pela cidade e apresenta alguns dos comerciantes locais. Histórias de imigrantes que vieram fazer a vida no novo mundo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Bashar também apresenta a mesquita da cidade. Onde a fé e a paz são buscadas e a cidade do Chuí mostra suas nacionalidades, sotaques e convivências.
  • monitor icon
    2 - Fronteira e Sabores
    O uruguaio Juan Manuel Almeida é chefe de cozinha, dono de restaurante e surfista. Zahraa Sahely libanesa, mãe e sustenta a família preparando marmitas de comida árabe. Os dois vivem na cidade do Chuí e não se conhecem. A gastronomia vai uni-los neste episódio. Juntos, eles apresentam pratos da culinária uruguaia e libanesa, contam histórias e mostram as ricas facetas da fronteira do Brasil.
  • monitor icon
    3 - Escultor de Baleias
    O escultor brasileiro Hamilton Coelho vive em sua chácara-ateliê na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Nesse ambiente bucólico e artístico, Hamilton apresenta sua horta, seus animais domésticos e suas obras, feitas com ossos de baleias. Na praia da Barra do Chuí, Hamilton Coelho explica seu amor pelo oceano, sua filosofia de vida e conta histórias de um morador que vive "entre o mar, o céu e areia”.
  • monitor icon
    4 - Ritmos Ancestrais
    Rufio é uruguaio, músico e professor de Candombe. Nely é cubana, bailarina e professora de danças afro-caribenhas. Eles se conheceram na Espanha, casaram, e vivem hoje no Chuí. A história de vida do casal, suas aulas de música e sua relação com a comunidade é o foco do episódio. Por fim, Nely e Rufio apresentam uma coreografia exclusiva nos molhes da praia da Barra do Chuí.
  • monitor icon
    5 - Mulheres Guerreiras
    As mulheres árabes do Chuí são o destaque deste episódio. As vidas de Fátima, Miriam, Nur, Kifaia e Aisha ganham a tela e nos encantam com suas histórias. São mulheres guerreiras: mães, estudantes, comerciantes e professoras, que falam sobre feminismo, casamento, cultura árabe, empreendedorismo, comércio e as conquistas contemporâneas das mulheres que vivem na fronteira entre Brasil e Uruguai.