Van Filosofia
O seriado mostra que há mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a nossa vã filosofia. Principalmente nas relações humanas. Uma van transporta pessoas comuns: donas de casa, coveiro, catador de material reciclado, professor, artista, líder indígena, etc. Eles percorrem a cidade e compartilham suas experiências de vida. Um filósofo e um condutor da van fazem uma ponte das questões colocadas pelos passageiros com as teorias filosóficas.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
12
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Centro-Oeste
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
5
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Lú Bigattão Rios e Rosiney Bigattão
SOBRE A DIREÇÃO:
Lú Bigatão Rios é atriz formada pela USP (Universidade de São Paulo), jornalista formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Mestre em Meio Ambiente pela UNIDERP. Atua em documentários, no teatro, televisão e na educação ambiental. Entre os filmes independentes estão, além da direção e roteiros da série Van Filosofia, Pé de Histórias - Árvores que Guardam Nossas Memórias, Araras de Campo Grande, Fujona - em Busca de Liberdade, Terra das Águas, Caá - a Força da Erva e Folia dos Malaquias. São 30 anos de trabalho em televisão, atuando como repórter, diretora e apresentadora. São 40 anos dedicados ao teatro com mais de 50 espetáculos montados, inúmeros deles com temática ambiental. Ganhou diversos prêmios na sua carreira, tanto em teatro, como na televisão. Entre eles: três prêmios “O Ambiente em Cena”, três “Jacaré de Prata” e dois prêmio em jornalismo Ambiental. É diretora da Florescer do Cerrado, com trabalhos voltados ao meio ambiente, cultura e educação. Rosiney Bigattão é jornalista, redatora, documentarista e produtora de conteúdo com uma longa jornada em emissoras de rádio e TV, em Campo Grande (MS) e em São Paulo (SP), produtoras independentes, revistas, jornais e blogs, além da realização de filmes autorais como diretora, roteirista, produtora e editora. Entre os filmes estão, além da direção e roteiros da série Van Filosofia, Pé de Histórias - Árvores que Guardam Nossas Memórias, Araras de Campo Grande, Fujona - em Busca de Liberdade, Terra das Águas, Caá - a Força da Erva, Folia dos Malaquias, Arigatô - Imigração Japonesa em Campo Grande, Caminhos da Integração - uma Aventura no Coração da América. Durante sete anos, trabalhou como roteirista e diretora na TV Senac (SP), escrevendo, editando e dirigindo programas como Documentários, Grandes Reportagens e Histórias da Arte. Começou sua carreira na TV como repórter da TV Morena, da Rede Globo em MS; atuou nas emissoras do SBT e Record em Campo Grande. Em São Paulo, também trabalhou na TV Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Canal Rural e fez o TV Escola, na TV Cultura. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, estudou Comunicação Social na UFMS (Universidade Federal de MS), e é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp (MS). Autora da tese de mestrado: A Construção da Imagem do Peão Pantaneiro.
-
1 - AMOR E RELACIONAMENTOA Van Filosofia faz um trajeto afetivo pelos relacionamentos para ver como anda a convivência humana. Em pauta, o amor em todas as suas versões, o casamento, as separações, a violência... Partimos do Fórum e viajamos até os preparativos de um casamento para checar como as pessoas lidam com os encontros, com a solidão, a fidelidade, a monogamia. O uso das tecnologias tem alterado a forma de convivência? A Van parte da frente do Fórum, onde uma personagem resolve questões de divórcio e termina num ateliê, onde a noiva experimenta seu vestido de casamento, passando por um parque para ouvir uma jovem sobre as novas relações e pela Casa da Mulher Brasileira, para falar de violência contra as mulheres. Os filósofos Schopenhauer, Aristóteles, Platão, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Nietzsche, Foucault e Sigmund Freud ajudam a entender melhor os sentimentos humanos ao longo do tempo.
-
2 - QUE PRESSA É ESSA?Neste episódio, abordamos o tempo da nossa passagem pela terra: do nascimento à morte. E principalmente porque corremos tanto. O tempo está acelerado ou é nossa vida mesmo que é agitada demais? E a morte é um medo de todos ou apenas um conceito relativo? A viagem começa num cemitério, nossa derradeira morada, e termina num centro de astronomia, olhando para as estrelas, tentando entender de onde viemos e para onde vamos. Entre os convidados para o episódio estão uma professora de ioga, uma aposentada, um entregador de fast food e um jovem estudante. Os filósofos e pensadores citados são Nilton Bonder, Herbert Marcuse, Karl Polanyi, Michel Foucault, Kierkegaard, Marcelo Gleiser e Ailton Krenak.
-
3 - SER OU TERNeste episódio, Van Filosofia percorre um terreno muito fértil e atual - o consumo, a propaganda, os estilos de vida. Comprar é um caminho para a felicidade ou é apenas uma mostra da nossa futilidade? Ser ou ter, eis a questão. E o que acontece com o planeta enquanto mantemos esse sistema de produção com o uso máximo de recursos naturais? Para falar sobre o tema, participam do episódio uma produtora rural, um ambientalista, uma influencer digital, uma coletora de materiais recicláveis e uma psicóloga. A van parte do Camelódromo, passa por uma cooperativa de reciclagem, faz uma pausa no meio na natureza e termina numa contemplação do pôr do sol. Os filósofos e pensadores que ilustram os temas são Shakespeare, Gabriel Marcel, Marshall MacLuhan, Karl Marx, Anísio Teixeira e Platão.
-
4 - PRECONCEITOO tema do quarto episódio é o Preconceito. A discussão gira em torno da relação entre o “eu e o outro” e a dificuldade em aceitar o diferente. Como condicionamos nossas vidas pelo olhar do outro. Porque as minorias sofrem tanta exclusão por estarem fora do padrão considerado “normal” pela sociedade. O racismo estrutural brasileiro, que permeia as relações, levando muitas vezes a intolerância e a violência. Para abordar o tema, viajam na van, além do filósofo e apresentadora, um poeta que já esteve preso, uma gestora de pessoas, um bombeiro, uma travesti. A van sai de uma praça pública, passa por uma favela, onde os preconceitos estão à flor da pele, vai até uma aldeia indígena urbana, onde a discriminação persiste a séculos, faz uma parada para ouvir um artista de rua e termina numa escola de samba, nos preparativos para carnaval. Os pensadores e filósofos que fazem parte do episódio e ajudam a refletir sobre o tema são: Antônio Gramsci, Nietzsche, Foucault, Abdias do Nascimento, Bartolomeu de Las Casas, Dussel, Hanna Arendt, Albert Camus.
-
5 - ÉTICACorrupção, ética, cidadania. Palavras desgastadas e pouco compreendidas. Que relação as pessoas estabelecem com esses temas, é o assunto do episódio. A corrupção que atinge a política é a mesma das pequenas trapaças cotidianas? O jeitinho brasileiro é um modo de sobrevivência ou uma forma de infringir as regras? Entre a questão complexa do bem e do mal, vamos entender como a filosofia pode ajudar a melhorar as relações humanas. A van parte da Câmara dos Vereadores rumo a uma praça pública onde acontece uma apresentação de teatro. No trajeto algumas paradas: presidio feminino, uma roda de tereré na praça. Participam do episódio uma defensora pública, um ator, um comerciante, uma jornalista. Os filósofos e pensadores Michel Onfray, Aristóleles, Santo Augostinho, Jean Jacques Rousseau, André Comte-Sponvill, Maquiavel e Milton Santos, ajudam a entender melhor os temas abordados.