Vinde Vênus
rating-img
capa da obra SINOPSE

A série documental Vinde Vênus aborda a sexualidade, em seus aspectos mais abrangentes, como um direito fundamental a todo ser humano. A sexualidade engloba nossa personalidade e nosso lugar no mundo, incluindo nossa autoestima, afeto, intimidade, amor e prazer. É, portanto, uma dimensão essencial em nossas vidas, estando presente em tudo o que somos, sentimos e fazemos. Nesse entendimento, a série retrata pessoas a quem esse direito é negado ou reprimido por fatores sociais, fisiológicos ou psicológicos. A série mostra como essas pessoas encontraram um caminho para viverem e exercitarem de forma plena sua sexualidade, com liberdade e igualdade. Temas: abuso, maternidade, maternidade solo, transexualidade, deficiência física, envelhecimento, síndrome de Down, gordofobia, mastectomia, machismo, preconceito.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:
12
GÊNERO:
Documentário
REGIÃO:
Sul
NÚMERO DE EPISÓDIOS:
10
DURAÇÃO MÉDIA DOS EPISÓDIOS:
26
DIREÇÃO:
Alessandro Yamada e Mario Lopes
SOBRE A DIREÇÃO:
Alessandro Yamada é arquiteto pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente é mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira no cinema no departamento de arte do filme Estômago (2008). Trabalhou nos filmes Corpos Celestes (2011) e Mundo Cão (2016). Dirigiu o telefilme Vladson (2016), que ganhou o Prêmio de Cinema e Vídeo do Paraná 2012; e o curta Balões Infláveis (2005), exibido na TV Cultura, Festival de Tiradentes 2006, portal Porta Curtas Petrobras. Também possui uma carreira na direção de comerciais de TV. Sobre o Criador e Roteirista Mario Lopes é escritor e roteirista de quatro longas-metragens, um média, uma série de animação, três minisséries e 27 curtas. Produziu mais de mil roteiros para filmes corporativos e conquistou diversas premiações, dentre elas quatro Top de Marketing da ADVB, Menção Honrosa no Anuário de Criação de São Paulo, várias medalhas nos Prêmio Colunistas e Colunistas Promoção, e Melhor Roteiro no Festival de Cinema dos Sertões. Escreveu videobiografias e publicações que conjugam dramaturgia com ensinamentos sobre empreendedorismo, como O Caso Da Galinha Morta, Alípio Através Do Espelho e o livro sobre a história do Sebrae/PR. Em 2021, lançou O Interior De Todo Artista, publicada pela Harlequin Editora.
  • monitor icon
    1 - ROSA
    Rosa sempre sentiu dificuldade em encontrar prazer em seus relacionamentos. Reelaborar o que lhe aconteceu na infância foi a chave para viver sua sexualidade de forma positiva e sem culpa.
  • monitor icon
    2 - TÁVIA
    A maternidade fez com que Távia perdesse sua identidade como mulher. A busca em se reencontrar passou por caminhos únicos e inesperados.
  • monitor icon
    3 - LAYSA
    Ninguém escolhe o que é. As pessoas simplesmente são. Por muitos anos, Laysa precisou se esconder para ser ela mesma.
  • monitor icon
    4 - AMANDA
    Amanda é uma mulher independente que vive plenamente sua sexualidade. Mas as pessoas só enxergam sua cadeira de rodas.
  • monitor icon
    5 - CARLOS
    Carlos se aproxima dos 70 anos e continua se descobrindo. Não, não há pecado.
  • monitor icon
    6 - CINTHIA e GIOVANNI
    Cinthia e Giovanni namoram, consideram se casar e ter filhos. O fato de ambos terem síndrome de Down não deveria ser fonte de estranhamento.
  • monitor icon
    7 - CLOTILDE
    A maternidade solo retirou todos os privilégios de Clotilde, membro de uma família real congolesa
  • monitor icon
    8 - DÉA
    Déa sente orgulho de quem ela é. Mas sendo uma pessoa gorda, a sociedade pede que ela se esconda.
  • monitor icon
    9 - MALU
    Magnus se descobriu outra pessoa. Ao se transformar em Malu, foi bem acolhida por sua família e seus companheiros de trabalho.
  • monitor icon
    10 - FERNANDA
    A mastectomia fez com que Fernanda tivesse vergonha de seu corpo. Assumi-lo foi a forma de aceitá-lo e se orgulhar dele.